Política Titulo
Lula inaugura ecopátio no Grande ABC
Beto Silva
Com AFP
14/04/2010 | 07:54
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna hoje ao Grande ABC pela terceira vez num intervalo de apenas 20 dias. O petista participa às 14h30 de inauguração do Ecopátio Imigrantes, no km 27,5 da rodovia, em São Bernardo. A ex-ministra Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à sucessão presidencial, também deve comparecer ao ato.

O tucano José Serra, que também concorrerá ao Palácio do Planalto, não foi convidado. Mas o governador Alberto Goldman (PSDB) deve representar o tucanato na cerimônia organizada pela Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes.

A expectativa é de que o evento seja tratado de maneira cautelosa por ambas as partes. Ao contrário do que ocorreu sábado, quando o PSDB lançou oficialmente a pré-candidatura de Serra em Brasília, ao mesmo tempo em que o PT realizou evento em São Bernardo para promover Dilma.

Nas ocasiões, os discursos tiveram foco eleitoreiro, com declarações espinhosas dos apoiadores de ambos os grupos. Cogita-se que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será acionado de parte a parte.

Ao menos em São Bernardo, onde as centrais sindicais promoveram evento sobre emprego e qualificação profissional que se tornou verdadeiro palanque, houve pedido de voto declarado de Lula a Dilma. O mandatário ressaltou que estava ali para convencer os sindicalistas a votar na petista e pediu empenho da classe trabalhadora para "matar (a eleição) logo no primeiro turno". O presidente já recebeu duas multas, que totalizam R$ 15 mil, por propaganda eleitoral antecipada.

ONTEM - Antes de desembarcar em São Paulo, o presidente Lula teve importante compromisso ontem, em Washington. Ele e seu colega turco, Recep Erdogan, lideraram novo esforço diplomático para tentar evitar sanções contra o Irã, que incluiu reunião com Barack Obama, mas sem resultado aparente.

A iniciativa brasileira ocorreu na Cúpula de Segurança Nuclear convocada pelo presidente norte-americano. Lula conseguiu rápida conversa sobre o Irã, cujo programa nuclear oculta projeto para construir a bomba atômica.

Em reunião "franca e sincera", Lula pediu a Obama que "dê uma oportunidade" à possibilidade de solução negociada para o Irã, revelou à imprensa o chanceler Celso Amorim. Obama disse que espera a aprovação de novas sanções "nas próximas semanas" contra o Irã, mas para tal deve contar com a aprovação dos outros países do Conselho de Segurança das Nações Unidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;