Esportes Titulo
Calendário da Copa prevê
divisão do Brasil em áreas
Do Diário do Grande ABC
19/10/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


Um País, várias Copas. Depois de elaborar 57 versões de calendário nos últimos meses, a CBF chegou a um programa de jogos do Mundial de 2014. O plano prevê a divisão do Brasil em áreas, horários diferentes para partidas - dependendo das zonas climáticas - e a tentativa de agrupar seleções em regiões específicas.

Amanhã, a Fifa vai finalmente divulgar os grupos da Copa e o calendário completo dos jogos, incluindo as cidades que eles vão acontecer. A entidade, porém, mantém os detalhes em sigilo para evitar esvaziar o evento que acontece em Zurique, na Suíça.

O Brasil insistiu em ter jogos em 12 cidades, número considerado exagerado até mesmo pela Fifa. A organização acreditava que a quantidade de sedes poderia ser inferior, o que ajudaria a concentrar o trabalho. Mas questões políticas fizeram a Copa se espalhar pelo País. Agora, o trabalho é para adequar o calendário esportivo a essa realidade.

A ideia da Fifa é dividir o País em áreas. Um dos motivos é o problema de transporte e aeroportos no Brasil, considerado pela entidade obstáculos para o deslocamento dos torcedores. As seleções ficarão concentradas em determinadas regiões, para evitar que os torcedores tenham de se deslocar, por exemplo, de Porto Alegre a Manaus em poucos dias. "Os torcedores precisam chegar aos jogos", disse funcionário da Fifa. Para definir as zonas, os critérios foram a distância entre as sedes, a temperatura e o fuso horário.

Outro obstáculo criado pela dimensão do Brasil é o clima. Três horários serão estabelecidos para os jogos. Nas cidades do Sul, como Porto Alegre e Curitiba, e até mesmo São Paulo, o esforço da Fifa será o de ter partidas apenas durante o dia. O objetivo é o de evitar as noites geladas do inverno. No Norte e Nordeste, o calendário prevê jogos apenas durante a noite, justamente para evitar o calor de cidades como Fortaleza, Recife, Cuiabá ou Manaus.

MARACANÃ

O prazo de conclusão das obras do estádio é motivo de informações desencontradas entre as autoridades do Rio. O governador Sergio Cabral (PMDB) já disse mais de uma vez que o estádio vai ser entregue à Fifa em março de 2013.

Ontem, depois de dirigentes da entidade internacional considerarem a situação do Maracanã "preocupante", a Secretaria de Obras do Estado garantiu que as reformas no local vão estar concluídas em dezembro de 2012, mas que o local só estará à disposição da Fifa em fevereiro de 2013.

Esse pequeno intervalo, segundo a secretaria, serviria para que alguns ajustes fossem feitos no estádio. Para a Fifa, o prazo de março de 2013 praticamente inviabiliza a utilização do Maracanã na Copa das Confederações, competição que será realizada no meio do ano e funciona como teste para a Copa de 2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;