Política Titulo
Tarso Genro coloca mandato de cinco anos em discussão
14/04/2007 | 07:14
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse sexta-feira que apresentará a proposta de fim da reeleição e aumento dos mandatos para cinco anos ao conselho de aliança do governo no próximo dia 23. “É uma questão que está em aberto, mas temos visão de que o instituto da reeleição está esgotado”, declarou. A intenção é colocar o assunto em discussão na base de apoio e ouvir seus integrantes.

Ele observou que o governo ainda não conversou com os tucanos sobre a idéia, mas setores da base já tiveram contato com o PSDB. O tema tem sido bem recebido, conforme Tarso, pois há avaliação de que a seqüência de debates eleitorais em períodos muito apertados tende a prejudicar a administração, independentemente de quem esteja no poder.

Propostas - Em seu informe sobre a reforma política, o ministro irá apresentar as propostas de fidelidade partidária, votação em lista e financiamento público de campanha. Segundo ele, a fidelidade e o financiamento público teriam total apoio na aliança e no parlamento, mas a votação em lista é de aprovação mais difícil.

“A partir deste mês, as reuniões do conselho político devem passar a ser semanais, todas as segundas-feiras”, disse Tarso. O grupo reúne presidentes de partidos da base e líderes das bancadas no Senado e na Câmara, somando cerca de 30 participantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;