Cultura & Lazer Titulo
Oficina desvenda pratos da cozinha africana
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
15/11/2009 | 07:19
Compartilhar notícia


A culinária africana vai além da tradicional feijoada. Baseado nessa ideia, o Sesc Santo André apresenta, no feriado de sexta-feira (dia 20), às 14h30, mais um módulo da oficina gastronômica que integra o Batuque na Cozinha: Negro é Resistência, projeto em homenagem ao mês da Consciência Negra. Há 20 vagas disponíveis (tel.: 4469-1200).

Será o terceiro módulo e o tema é Doce Açúcar - O Mel dos Engenhos e Seus Preparos, que destaca o pé de moleque.

Aos fins de semana, a lanchonete do Sesc oferece comidas típicas da cultura africana, como bobó de camarão, prato que será o ‘especial do dia' no feriado de sexta.

No primeiro módulo da oficina, Afrobrasilidade: Alimentação e Cultura, foram apresentados os sabores advindos da junção das culinárias brasileira e africana, entre eles o quibebe. "A abóbora é um elemento muito forte, de raiz, porque brota da terra. Simboliza muito o conceito das oficinas, de trazer as múltiplas linguagens que existem entre as nossas culinárias, de fusão de ingredientes", conta Adriana Iervolino, coordenadora de alimentação do Sesc Santo André, que acrescenta que o quibebe foi criado por cozinheiras negras. "Elas souberam aproveitar os ingredientes, costumes e equipamentos que vinham dos indígenas e dos portugueses".

A segunda oficina, Fé e Resistência: A Comida de Santo - Cores e Sabores, apresentou pratos que têm ligação direta ao culto às divindades místicas da cultura negra, como o manjar, em homenagem a Yemanjá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;