Memória Titulo Memória
EC Brasil e o lado boleiro de São Bernardo

Toda exuberância de São Bernardo nesta imagem aérea do bairro Nova Petrópolis...

Ademir Medici
18/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Toda exuberância de São Bernardo nesta imagem aérea do bairro Nova Petrópolis, no início da década de 1960. Uma imagem que faz parte do acervo do Esporte Clube Brasil, que se prepara para celebrar 60 anos de fundação (1955- 2015). Um acervo fotográfico admirável que o Brasil divide conosco, em 69 imagens reunidas pelo amigo Roberto da Copiadora São Bernardo.

Vale um passeio pela imagem de Nova Petrópolis e a descrição de algumas referências:

- Os dois campos de futebol, lado a lado, num espaço em que se pensou em outros projetos, como o da construção do Paço Municipal ou do Estádio Municipal.

Nestes campos jogaram várias equipes que desfilaram aqui em Memória, entre elas o Estrela e o Universo.

Hoje, um campo é o de lazer da Associação dos Funcionários Públicos e o outro o Estádio Almerindo Protti, que homenageia o saudoso e querido Velho Brota.

- A pista arredondada para a prática do aeromodelismo.

- O reservatório de água que imita um pistão de automóvel, em homenagem à indústria automobilística.

- O complexo do DAE (Departamento de Água e Esgoto), que deve guardar – esperamos – o cruzeiro original de madeira que as Missões trouxeram à cidade em 1962.

- Todo o verde da Chácara Silvestre original, do inesquecível movimento SOS.

- Os morros ao fundo, hoje ocupados por loteamentos populares.

- Em torno do campo, a ocupação urbana, as ruas abertas para novos loteamentos.

E que cada leitor, em especial os batateiros, percorram a foto e anotem outras referências.

FOTO 2

De Nova Petrópolis para os lados da Rua Frei Gaspar. Aqui foi o primeiro Estádio Almerindo Protti, chamado de Campo do Brasil, hoje Praça Brasil, com a passagem da Avenida Faria Lima e o sistema trólebus.

Os capitães dos dois times percorrem o estádio ao lado de um prefeito querido, Aldino Pinotti. Salve, salve, Brasil; Roberto, muito obrigado pela confiança.

Diário há 30 anos

Sábado, 18 de maio de 1985 – ano 28, nº 5828

Manchete – PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) concentra esforços contra o deficit público

Movimento sindical – Montadoras apostam no fim da greve hoje; sem acordo, carteiros continuam parados.

Monumentos – Inocoop vai pedir preservação do Haras São Bernardo.

Feira da Fraternidade de Santo André – Lance anotado pela jornalista Claudete Reinhart: ‘O tempo todo circulando pela Garagem de Santo André para ver se está tudo em ordem, Ilda Fernandes, Hélio Malvar Ribas e Antonio Robles Alvarez. E, de leve, já treinando para o ano que vem, Geraldo Camargo Demétrio, o próximo presidente da feira’.

São Bernardo – O prefeito Aron Galante disse que assumirá os custos com reforma e manutenção do anfiteatro da Escola Estadual Otílio de Oliveira, a ser utilizado como espaço cultural para o bairro Rudge Ramos. Para tanto, o Estado teria que ceder o anfiteatro ao município por tempo fixado.

NOTA – Estava nascendo o atual Teatro Lauro Gomes, em um trabalho que envolveu o então deputado Fernando Leça e uma comissão de moradores, presidida por Mariana Bittolo.

Editorial – Barreiras caíram na criação da Guarda Municipal de Santo André

News Seller há 50 anos

Domingo, 16 de maio de 1965 – ano 8, nº 367

Manchete – Prefeito Hygino de Lima assina decreto constituindo comissão encarregada de criar e instalar a Faculdade de Medicina de São Bernardo. Haverá convênio com a Prefeitura de Santo André

NOTA – Os estudos apontariam para a necessidade de se criar uma fundação intermunicipal, no caso a atual Fuabc (Fundação Universitária do ABC), com campus no antigo Sítio dos Tangarás, no coração do Grande ABC, antiga propriedade de campo da família Murray.

Em 18 de maio de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os russos assumem a ofensiva na Galícia, desbaratando as tropas austríacas na região de Dniester.

1975 – Jogos disputados pela Sexta Copa João Ramalho: no estádio Bruno Daniel, Santo André 1, São Caetano 0; no Baetão, São Bernardo 3, Ribeirão Pires 1.

Em Rio Preto, América local 0, Saad de São Caetano 1.

Hoje

- Dia das Raças Indígenas da América

- Dia Internacional dos Museus

- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Santos do dia

- São Manoel. Século 19. Barro cozido e policromado. Proveniente da capela do cemitério da Ordem dos Trapistas do Tremembé.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Nasce um museu

Depoimento: Dalton Sala

- O depósito com as obras sacras das várias regiões paulistas funcionou no mesmo prédio do Arquivo da Cúria, próximo da Catedral da Sé.

No governo Abreu Sodré, Arrobas Martins teve a ideia de criar o Museu de Arte Sacra. Contou com o apoio do governador e de dom Paulo Evaristo Arns.

O Museu de Arte Sacra nasce a partir de quatro acervos: o acervo do Palácio do Governo do Estado, o depósito do Museu da Cúria – que entrou com a maior parte dessas imagens -, alguma coisa veio do acervo das freiras concepcionistas aqui da Avenida Tiradentes e outra do Museu Paulista, no Ipiranga.

- Felix de Cantalicio

- João I

- Claudia

- Leonardo Murialdo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;