Economia Titulo
Londres investigará paraísos fiscais
Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 15:50
Compartilhar notícia


O governo britânico anunciou nesta quarta-feira que vai solicitar uma auditoria independente para fazer ``um exame em profundidade do controle financeiro' em seis ilhas e arquipélagos das Antilhas que dependem da coroa e que sao considerados como paraísos fiscais.

O estudo, que será feito pela firma KPGM, vai centrar as atividades nas ilhas Bermudas, nas ilhas Virgens, nas ilhas Caima, Montserrat e nas ilhas itoturks e Caicos.

A KPGM examinará as práticas e a legislaçao nos setores de bancos, seguros, investimentos financeiros, assim como os dispositivos em matéria de cooperaçao internacional e de luta contra a lavagem de dinheiro.

Londres publicou em novembro 1998 um informe sobre as ilhas Jersey, Guernesey e Man, seus paraísos fiscais europeus, e prepara um plano de açao contra a lavagem de dinheiro nestes territórios.

O governo de Tony Blair é a favor, como outros países ocidentais, do saneamento do sistema financeiro internacional para evitar que seja utilizado pelo crime organizado, mas a existência de numerosos paraísos fiscais dependentes da coroa britânica implica uma realidade embaraçosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;