Cultura & Lazer Titulo
Dois amigos que se fundem
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
27/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois homens marginalizados pela sociedade, convivendo em um espaço imundo, numa relação que mistura afeto ao ódio é o que o dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999) traz em "Dois Perdidos Numa Noita Suja", peça originalmente escrita em 1966. Com entrada franca, a Cia. Triptal encena adaptação do texto na sexta-feira, no Centro Cultural Diadema.

Inspirada no conto "O Terror de Roma", do italiano Alberto Moravia, a peça conta a história de Paco e Tonho, que dividem quarto em uma hospedaria chinfrim e que, de dia, trabalham carregando caixas em supermercado.

"Nessa montagem, optamos por não manter uma visão maniqueísta dos dois personagens. Não há bom nem mau. São duas almas distintas que se fundem e acabam utilizando um ao outro para se encontrar", conta o ator Igor Kovalewski, que interpreta o Tonho.

Este personagem, vindo do interior, almeja um par de sapatos decente, porque acredita que irá conseguir emprego melhor estando bem vestido. Paco, que já trabalhou como artista, lamenta ter perdido sua flauta em noite de embriaguez. O primeiro traz consigo a tradição arraigada no discurso de um Brasil arcaico e patriarcal, enquanto o segundo é produto da sociedade urbana, não preserva relações afetivas.

Os dois entram em conflito em diversos pontos do texto. O diálogo entre eles é marcado pela batalha de palavras em que um tenta ferir e rebaixar o outro. Ao mesmo tempo, traçam paralelo às questões sociais e políticas do País sob o ponto de vista de suas vidas marginalizadas.

O duelo entre os dois é psicológico, mostrado por meio dos traumas e sonhos e desnudado pela linguagem. "Tentamos resgatar, dentro do texto, a relação mais poética que existe entre os personagens; o lado do diálogo e da troca de afeto em uma tentativa de convivência civilizada", completa Kovalewski.

MARGINALIDADE - A obra de Plínio Marcos sempre foi marcada pelo elemento social que está fora dos padrões considerados normais pela sociedade.

Temas como solidão, miséria, violência e morte prematura fazem parte dos seus escritos, que por meio da tragédia individual e coletiva, buscava a discussão sobre a desigualdade social na sociedade contemporânea.

A maioria dos seus textos, entre eles "Navalha na Carne" (1967) e "Abajúr Lilas" (1969), foi feita no período ditatorial e sofreu forte censura por parte do governo militar.

Dois Perdidos Numa Noite Suja Teatro. Com a Cia. Triptal. Sexta-feira, às 19h e às 21h. Centro Cultural Diadema - Rua Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;