Economia Titulo
Servidores da Saned iniciam greve em Diadema
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
22/06/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


Os 370 trabalhadores da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) entraram efetivamente em greve ontem. após a reunião entre diretores do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente ) e da Companhia terminar sem acordo entre as partes, A possível paralisação já havia sido anunciada na quinta-feira.

Hoje, às 13h30, haverá nova rodada de negociação entre sindicato e Saned, desta vez no TRT (tribunal Regional do Trabalho) para tentar pôr fim ao impasse.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 10% sobre salários e benefícios e aumento real de 5%. Ontem, a diretoria da Saned se propôs a cobrir 5,05% de aumento, valor que foi rejeitado em assembleia.

"Queremos aumento real nos vencimentos. Tivemos na última campanha, em 2009, apenas 0,40% de correção. Pedimos ainda estabilidade de emprego", afirma o presidente do Sintaema, Rene Vicente.

Segundo o sindicalista, cerca de 30% dos trabalhadores seguem trabalhando normalmente para evitar o caos no atendimento de água e esgoto de Diadema, fato que é contestado pelo diretor administrativo da Saned, Antônio Carlos dos Anjos. "Depois de decretarem a greve, mandamos listagem dizendo nossas prioridades e os nomes de técnicos que seriam indispensáveis e não conseguimos colocar ninguém para dentro dos portões."

O diretor reclama ainda da falta de empenho do sindicato nas negociações. Segundo ele, após o anúncio da paralisação, a entidade não participou de reunião proposta na sexta e chegou com de atraso no encontro de ontem. "Propusemos, além dos 5,05%, negociar benefícios, como cesta básica e convênio médico. Em algumas categorias, isso equivaleria a 7,07% de aumento, mas eles rejeitaram, sem pesar isso", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;