Política Titulo Desgaste
Secretária de Saúde de Diadema balança no cargo
Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
08/01/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


Apesar de o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), assegurar que não fará mudanças no primeiro escalão em seu último ano à frente do Paço, a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta (PT), está com o cargo ameaçado. Nos corredores da Prefeitura, a informação de que Cidinha (como é conhecida) será exonerada se espalhou por diversos gabinetes.

Ela vem sofrendo com críticas dos vereadores, que reclamam que a gestora da Pasta, de perfil técnico, não é maleável no trato com os políticos e que, por muitas vezes, ignora demandas pedidas pela Câmara.

Além do mal-estar com o Legislativo, integrantes do núcleo duro do governo Reali estão desapontados com o desempenho de Cidinha à frente da Secretaria. Ela chegou à administração em maio de 2009, substituindo Osvaldo Misso (PT) - hoje chefe de Gabinete -, cercada de elogios de Reali. O chefe do Executivo, inclusive, seria o único a bancar a secretária.

O prefeito chegou a declarar que um dos seus maiores feitos foi trazer a profissional ao primeiro escalão. A secretária é médica sanitarista e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Pelo currículo, estava credenciada a comandar uma das áreas mais nevrálgicas do município, já que a demanda na área é alta.

Porém, problemas antigos não foram solucionados. Interlocutores próximos de Reali reclamam de constantes filas de espera no Hospital Municipal, no bairro Piraporinha, além de atrasos de atendimentos em diversas unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade.

Em nota, a Prefeitura rechaçou a informação de que Cidinha sairá da administração. "A política pública no setor desenvolvida no município é, inclusive, merecedora de reconhecimento do Ministério da Saúde pelos resultados alcançados. Em dezembro, a Secretaria foi premiada na 4ª Edição Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, evento mais importante do setor no Brasil", destacou a administração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;