Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Deficiência de vitamina D - Dr. Leo Kahn

A vitamina D é obtida a partir de dieta alimentar, suplementos vitamínicos...

Leo Kahn
15/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A vitamina D é obtida a partir de dieta alimentar, suplementos vitamínicos e da exposição à luz solar. Ao incidir sobre a pele, a radiação ultravioleta converte um precursor em pré-vitamina D, que é rapidamente transformada em D.

Na deficiência dessa vitamina, os valores do cálcio e fósforo no sangue diminuem, provocando doenças do sistema osteomuscular, cérebro, fígado, mama, próstata, intestino, sistema imunológico, entre outras.

Acomete cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente nos países com dias frios e escuros durante vários meses consecutivos, sendo que nos Estados Unidos mais de 40% dos indivíduos acima de 70 anos e 50% das crianças negras encontram-se nessa situação.

As populações das regiões equatoriais, com maior exposição ao sol e que utilizam roupas mais leves, apresentam altos níveis da vitamina, enquanto que nos países árabes, Austrália e Índia, em que a população vive com o corpo coberto, apesar do calor, cerca de 30% a 50% dos adultos têm essa deficiência.

Os níveis normais de 25 OH Vitamina D na dosagem sanguínea são:

Suficiência: >30 ng/mL

Insuficiência: 30-20 ng/mL

Deficiência: < 20 ng/mL

Deficiência grave: < 5 ng/mL

Sinais e Sintomas:

- Espasmos musculares;

- Crianças com atrasos de desenvolvimento;

- Dificuldade de sentar-se e engatinhar;

- Fontanelas podem demorar a se fechar;

- As crianças entre 1 e 4 anos têm uma curvatura anormal da coluna vertebral, pernas arqueadas e joelhos para dentro;

- Crianças e adolescentes com dores quando andam;

- Achatamento dos ossos pélvicos nas adolescentes, que pode provocar o estreitamento do canal de parto;

- Nos adultos, a perda de cálcio dos ossos, particularmente da coluna vertebral, pelve e pernas, provoca osteoporose e pode ocasionar fraturas.

- Clinicamente, a deficiência de vitamina D pode ser assintomática. Tem sido relacionada a um aumento de incidência de quedas e diminuição de força muscular.

- O diagnóstico é realizado pelo médico através de anamnese e exame físico apurado, baseando-se nos sintomas, no aspecto dos ossos nas radiografias e nos baixos valores sanguíneos de cálcio e subprodutos da vitamina D.

- Outras dosagens que auxiliam no diagnóstico são a elevação de paratormônio, a elevação da fosfatase alcalina e a baixa de fósforo. A determinação da 1,25 OH D é desnecessária, exceto em casos especiais como disfunção renal, pois quando existe baixa de vitamina D e elevação do PTH, ela tende a ser normal.

Saiba mais:

- As fontes alimentares são pobres nessa vitamina.

- A maior concentração é no óleo de fígado de bacalhau. Em quantidades menores pode ser obtida em peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente.

A forma mais fácil e natural de obter vitamina D é a partir da exposição à luz do Sol.

- Apenas 15 minutos por dia de exposição, mesmo que somente nos braços, rosto e mãos, já aumentam a produção de vitamina D.

- Indivíduos que fogem do Sol devem fazer reposição com suplementos que ofereçam 800 unidades por dia.

- Quando os níveis estão muito baixos, é difícil recuperá-los apenas com o Sol, sendo importante a reposição com suplementos.

- Efeitos da vitamina D no nosso organismo: aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo, aumenta a reabsorção de cálcio nos rins e reduz a secreção do paratormônio.

- Regula o sistema autoimune e reduz a incidência de algumas doenças como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

- Diminui a incidência de diabetes mellitus tipo 2, da hipertensão e do risco cardiovascular (queda da secreção renal de renina).

- Redução de alguns tipos de câncer como o de cólon, de mama, de próstata, psoríase, fraqueza e dores musculares.

- Pessoas que apresentam risco aumentado para a deficiência de vitamina D, como os obesos, afrodescendentes, idosos, e as mulheres grávidas, devem ser rastreados. Procure seu médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;