Memória Titulo Memória
Vai ter porpeta, vinho e música hoje na Associação

La notte de la porpetta em São Bernardo

Ademir Medici
15/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


La notte de la porpetta trará a São Bernardo, hoje, na Associação dos Funcionários Públicos, os grandes momentos de uma colônia – a italiana – que fez e faz história-social em benefício da Associação São Luiz. Será a 15ª Noite Italiana, toda pensada e idealizada para a assistência de crianças acolhidas pela instituição localizada em Vila Euclides.

Os preparativos desta noite mágica começaram, como nas outras edições, muitas semanas antes. As contribuições vêm de todas as partes, geralmente anônimas, desde o fornecimento das mercadorias para o preparo das gostosuras puxadas pela porpeta, cuja receita própria é segredo familiar que vem de gerações na família Guazzelli.

Anna Guazzelli Tosi aprendeu a receita com a mãe. E ontem era ela quem comandava o exército de voluntárias que labutaram a tarde inteira, invadindo a noite, no preparo deste prato cujas origens se perdem no tempo e no espaço.

Nas tardes anteriores, sempre na cozinha da Basílica da Boa Viagem, gentilmente cedida, estas e outras voluntárias prepararam outros pratos, a serem servidos a partir das 20h de hoje na Associação. São vários tipos de pães com sardela a base de pimentões, berinjela, alichela (aliche, salsinha, alho, azeite, pimenta dedo-de-moça), radicci com torresmo, polenta mole, macarrão, crustoli, uva de sobremesa, vinho caseiro oferecido pelos produtores artesanais e oriundis de São Bernardo.

O custo de tudo isso para a Associação São Luiz? “O custo é zero”, conta a presidente Olga Guazzelli, irmã da mama Anna – a da porpeta. Olga desde 1973 tem na São Luiz a sua segunda família. Sua e de todos os seus.

E em intervalos do preparo dos alimentos, os olhos de Olga brilham quando ela conta a história da São Luiz Casa de Estar, uma entidade nascida nos idos de 1957-8, por iniciativa da Fundação Rotária e que, com o passar dos anos e décadas, adquiriu vida própria e independente, cuidando de algumas gerações de crianças da cidade.

São muitos nomes alinhavados por Olga Guazzelli, muitas famílias representadas que colaboram com o projeto. Anotar todos por certo deixaria lacunas. Mas um, pelo menos, é obrigatório, o do juiz Horácio de Carvalho Junior, o que instalou a Comarca de São Bernardo e que propôs o nome São Luiz, em louvor ao santo protetor das crianças e adolescentes.

Nestes quase 60 anos, muitas promoções foram realizadas. Dos concursos da Rainha das Indústrias à Festa das Nações.

Hoje a Festa Italiana é o carro-chefe. Mas o calendário de realizações inclui a Festa Portuguesa, a Noite da Pizza, o desfile primavera-verão, o churrasco de Natal, rifas. Tudo voltado à ação social e às crianças atendidas.

Mas hoje tudo gira em torno da Noite Italiana. Enquanto as mamas cuidam do cardápio, a ala jovem se reúne na decoração do salão nobre da Associação, que terá 55 mesas cuidadosamente preparadas, para atender aos 500 convites colocados à disposição dos interessados. E quem quiser participar, apareça. Dá tempo. Adquira o seu convite na própria Associação. E siga para a entrada da salada. Muita música vai rolar, com Fred Rovella e banda. E o resultado financeiro obtido será todo empregado na manutenção e obras desta Associação São Luiz de tantas histórias.

15ª NOITE ITALIANA

Associação São Luiz Casa de Estar

Jantar beneficente com comidas típicas e música ao vivo

Quando: hoje, a partir das 20h

Local: Associação dos Funcionários Públicos

Endereço: Rua 28 de Outubro, 61, Centro de São Bernardo

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 15 de maio de 1985 – ano 28, nº 5825

Primeira página – Câmara de Santo André aprova, em primeira votação, a criação da Guarda Municipal.

Santo André – Vice-prefeito José Amazonas confirma extinção da Compre, empresa municipal.

São Bernardo – Paço terá medidas contra incêndios em seus 19 andares.

São Caetano – Prefeito Walter Braido concede reajuste salarial de 100% aos servidores.

Mauá – Câmara aprova a cessão do Estádio Municipal do Grêmio Esportivo Mauaense.

Adeus – Morre o jornalista e radialista esportivo Salvador Silva.

Feira da Fraternidade de SantoAndré – Lance anotado por Claudete Reinhart: “O que vem chamando muito a atenção da meninada miúda é a geleinha Gel Play fabricada pela Tivoli, de Araras, aquela massa molenga e colorida que escorre pelas mãos e dá sustos enormes nos menos prevenidos. O fabricante é Antonio Scansani.”

Em 15 de maio de...

1860 – O presidente da Província de São Paulo, Policarpo Lopes Leão, vai a Santos e inaugura os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

1915 – O coronel Afonso Mayer de Almeida, agricultor em Serro, Minas Gerais, visita Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Itália e o conflito, com manifestações intervencionistas em Roma, Milão, Gênova, Florença, Nápoles e outras cidades’.

1930 – Agência do correio de Santo André transfere-se para a Rua Dr. Bernardino de Campos, 22, ao lado da estação ferroviária; já a Coletoria Estadual, recentemente transferida para a cidade, funciona à Rua Dona Gertrudes de Lima, 23.

1945 – Fundado o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

1990 – Morre Armando Mazzo, ex-deputado estadual e ex-prefeito eleito de Santo André (1947). Seu corpo está sepultado no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, na alameda principal, em túmulo familiar.
Santos do dia

Nossa Senhora da Conceição. Século 18. Barro cozido e policromado. Proveniente do Vale do Paraíba

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Século 19

Texto: Dalton Sala

- Ainda no Vale do Paraíba, com o surgimento e progresso do culto a Nossa Senhora Aparecida, no século 19, houve também uma produção em série, de cunho comercial, promovida em função da peregrinação, que se mescla com uma produção popular mais original e que se mantém até hoje.

- Dionísia

- Cássio

- Torquato

- Isidoro Lavrador

Hoje

- Dia do Assistente Social

- Dia Internacional da Família

- Dia do Gerente de Banco

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Monte Alto, elevado a município em 1895, quando se separa de Jaboticabal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;