Economia Titulo
GM completa 85 anos no Brasil
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
26/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A GM (General Motors) completa hoje 85 anos de atividades no Brasil - a empresa foi fundada em 1925 em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo - e planeja investir cada vez mais no País, que representa a terceira maior arrecadação da empresa no mundo - atrás dos Estados Unidos e da China.

Atualmente, a montadora emprega 21.291 trabalhadores no Brasil. Cerca de 10.000 atuam na planta de São Caetano e os demais funcionários estão distribuídos entre as fábricas de São José dos Campos e Gravataí (RS) e as unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba.

Para José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano, a presença da montadora é fundamental. A companhia está instalada na cidade desde 1930. "A GM faz parte da trajetória de crescimento do município. É uma das empresas que mais colabora para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego, sempre com tecnologia de ponta, o que contribui para que a cidade seja um polo tecnológico reconhecido mundialmente", destaca.

Além da importância da geração de postos de trabalho, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Francisco Nunes da Rocha, ressalta que a empresa é uma das maiores pagadoras de imposto da cidade. "Junto com a Petrobras, a GM responde por cerca de 50% da arrecadação do município", afirma.

INVESTIMENTOS - Para Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, o aniversário da empresa deve ser comemorado com otimismo. "A maior prova de que a GM do Brasil é a ‘GM do Futuro' é o fato de que vamos investir R$ 5 bilhões no País até 2012 (os aportes começaram em 2008), com média anual de R$ 1 bilhão. São investimentos em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável", destaca Ardila.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que "os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do País. Nos últimos 85 anos, a filial da montadora americana conquistou a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades no mundo".

Até o fim deste ano, a GM do Brasil promete o lançamento de mais quatro carros. "Os consumidores podem esperar novidades e nenhum modelo atual deixará de ser produzido", garante Ardila.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;