Setecidades Titulo
Férias aumentam acidentes com pipas
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
06/01/2009 | 07:13
Compartilhar notícia


Em época de férias, empinar pipa parece ser uma ótima opção. Mas a brincadeira nem sempre acaba bem. Números da Eletropaulo apontam que até novembro de 2008, foram registrados, em todo o Estado, oito acidentes no resgate de pipas na rede elétrica, sendo três fatais.

Nos últimos cinco anos foram registrados 108 acidentes, sendo 20 fatais. No Grande ABC, as cidades de São Bernardo, Diadema e Mauá, são as que apresentam os maiores índices de acidentes. A concessionária, porém, não tem dados por município.

O perigo começa quando as crianças utilizam materiais condutores de energia na confecção dos objetos (como linhas metálicas ou rabiolas confeccionadas de fitas cassete) ou quando a brincadeira ocorre perto da rede elétrica.

O histórico dos atendimentos de emergência para restabelecer a energia elétrica revela que nos meses de férias há um salto de 500 para 3.400 ocorrências ou interrupções no fornecimento causadas por pipas. "Os pais devem levar seus filhos para áreas abertas e os orientar a não resgatar pipas na rede elétrica devido ao alto risco de acidentes", ressalta o gerente de Segurança do Trabalho da Eletropaulo, Carlos Prestes.

Até novembro do ano passado, 12.771 ocorrências com pipas causaram problemas no fornecimento de energia elétrica, com maior incidência em janeiro (2.938). Nos últimos cinco anos, foram registradas 94.183 ocorrências que causaram interrupção no fornecimento.

Especialistas afirmam que o uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco, pois corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou cobre, podendo causar uma situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso do popular ‘cortante' também pode provocar acidentes com motociclistas. O cuidado deve ser redobrado com as linhas chamadas importadas, conhecidas como "linhas chilenas", que já vêm com cortante.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, a população pode utilizar o atendimento de emergência 24 horas da Eletropaulo: 0800-7272196.

PREVENÇÃO
A Quattor (antiga Petroquímica União), em Santo André, tem problemas ocasionados por pipas e adota medidas exclusivas de segurança para evitar acidentes. Em uma área de 900 mil metros quadrados caem diariamente cerca de 30 pipas.

O chefe do núcleo de segurança da Quattor, João Carlos Hermenegildo, disse que todos os empregados que circulam com bicicletas pela área da empresa são obrigados a utilizar antena de proteção. Este ano, todos os motoboys que precisarem fazer alguma entrega dentro da empresa também serão obrigados a utilizar antena.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;