Internacional Titulo
Casa Branca denuncia "listas negras" sírias no Líbano
Da AFP
10/06/2005 | 20:01
Compartilhar notícia


O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, declarou, nesta sexta-feira, que os Estados Unidos afirmam ter conhecimento de relatórios sobre "listas negras" montadas pelos sírios para eliminar opositores da presença de Damasco no Líbano.

"Há informes sobre os quais temos ouvido falar há algum tempo, que citam listas negras sírias visando ao assassinato de personalidades libanesas políticas e religiosas de importância", disse McClellan em entrevista. "Estes informes ressurgiram com o recente assassinato do jornalista Samir Kasir", acrescentou o porta-voz.

O presidente americano, George W. Bush, fez nesta sexta-feira uma nova advertência à Síria, pedindo a retirada do Líbano de todos os integrantes de seus serviços secretos, acusando-os de criar um clima de "intimidação" em pleno processo eleitoral naquele país.

Bush disse estar "preocupado" com as informações, segundo as quais continua a presença de integrantes dos serviços secretos da Síria no Líbano, apesar das pressões para que Damasco ponha fim a qualquer ingerência sobre o vizinho.

Já o secretário-geral ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, decidiu nesta sexta-feira enviar novamente ao Líbano a comissão investigadora sobre a aplicação da resolução 1559, que exige a retirada das tropas sírias desse país, informou sua porta-voz, Fred Eckhard.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;