Política Titulo São Caetano
Pinheiro pede universidade federal

Prefeito e Nilson Bonome propõem ceder o clube
ao Ministério da Educação para instalação de campus

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Na intenção de ampliar a oferta de Ensino Superior no município, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), e o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), estiveram ontem no Ministério da Educação, em Brasília, para reivindicar a instalação de universidade federal na cidade. Essa seria a segunda instituição educacional pública e a quarta faculdade, contando com o setor privado.

Pinheiro e Bonome apresentaram na tarde de ontem proposta de ceder as instalações para o campus praticamente prontas. O local em questão é a estrutura do CER (Clube Esportivo Recreativo) Tamoyo, localizado na Rua São Paulo 200, bairro Cerâmica, que tem fácil acesso à Capital, pela Via Anchieta e Avenida Guido Aliberti.

O investimento da União, que ainda não foi calculado, seria apenas para adaptar o local, contratação do corpo diretivo e manutenção da instituição. A forma como a área poderia ser transferida ao governo federal também não foi definida.

Inaugurada em 1968, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) é a única instituição de Ensino Superior público da cidade e atua com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Saúde. A Faculdade Mauá, de Exatas, e a Fapss (Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano), ambas privadas, também estão localizadas no município.

Caso o pleito do Palácio da Cerâmica seja consolidado, o Grande ABC poderia alcançar o número de quatro universidades federais. A UFABC (Universidade Federal do ABC) tem dois campi, São Bernardo e Santo André. No entanto, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), está em fase de finalização de negociação com a entidade para levar um campus ao município.

APORTE
Além do pleito na área da Educação, Pinheiro e Bonome tentaram solucionar a transformação do Hospital São Caetano em unidade regional e que funcionará no modelo de retaguarda. A intenção do Palácio da Cerâmica é que o edifício de seis andares e 152 leitos seja comprado pela União em troca de dívida da antiga administradora do local, a Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano. Encontro com o ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT), para bater o martelo sobre o caso deve ocorrer na semana seguinte, em São Paulo.

O Congresso Nacional também esteve no roteiro de Pinheiro e Bonome. A dupla peemedebista fez a tradicional romaria por gabinetes de deputados federais para estreitar relacionamento e cavar verbas adicionais que possam chegar por meio de emendas parlamentares. Amigo dos dois, Arnaldo Faria de Sá (PTB) foi o primeiro a ser visitado.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;