Economia Titulo
BC da Romênia corta juro básico à mínima histórica de 1,75% e reduz compulsório
06/05/2015 | 07:38
Compartilhar notícia


O Banco Central da Romênia surpreendeu hoje ao decidir cortar sua taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para a nova mínima histórica de 1,75%, segundo a agência de notícias Mediafax. A redução da taxa foi a sétima no ciclo de relaxamento monetário iniciado em agosto de 2014.

Na reunião anterior, em 31 de março, o BC romeno também reduziu o juro básico em 0,25 ponto, mas analistas previram na ocasião que não haveria novos cortes.

No encontro de hoje, o BC da Romênia também cortou o compulsório para depósitos em moeda local, o leu, de 10% para 8%. O compulsório para depósitos em divisas fortes, por outro lado, foi mantido em 14%.

O BC romeno também voltou a estreitar o corredor simétrico de taxas de juros para linhas de crédito, para mais ou menos 1,5 ponto porcentual, de 1,75 ponto porcentual anteriormente.

Desta forma, a taxa Lombarda será reduzida de 3,75% para 3,25%, enquanto a de depósitos continuará em 0,25%, afirmou a instituição em comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;