Memória Titulo Memória
Arquivo público, Mauá na frente

As sete cidades do Grande ABC, incluindo Executivo, Legislativo e Judiciário...

Ademir Medici
30/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As sete cidades do Grande ABC, incluindo Executivo, Legislativo e Judiciário, possuem arquivos desde que foram instaladas.

Vários desses arquivos já seguem as diretrizes modernas, estabelecidas pela Constituição de 1988 e pela Lei 8.159/91, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. Mas o Arquivo de Mauá, a ser inaugurado hoje, às 15h, é o primeiro aberto diretamente ao público.

O morador interessado em pesquisar não terá que passar por outros setores da Prefeitura. Poderá ir diretamente ao arquivo, com uma vantagem a mais: Mauá se torna referência no Grande ABC por possuir toda a legislação de seu arquivo regulamentada.

À frente do Arquivo Público de Mauá, Simone Bello Gimenez, bibliotecária documentalista e coordenadora técnica do grupo de trabalho de arquivos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Simone se preparou. Realizou cursos. Fez intercâmbio. Agitou a matéria nos encontros de pesquisadores. Arregaçou literalmente as mangas para ordenar a documentação de um município de 60 anos com raízes que vão da Freguesia de São Bernardo ao município de Santo André. Foi Simone que levou esta página Memória aos subterrâneos do Arquivo Público do Estado, setor a setor, proporcionando uma série de matérias elucidativas sobre o assunto.

Agora, o novo Arquivo de Mauá, nas palavras da própria Simone. Ela apenas inicia uma nova etapa, que pode e deve servir de exemplo às cidades que ainda cultivam os famigerados ‘arquivos mortos’.

Nestes papéis

a cidade sistematiza

a sua história

- O Arquivo Público Municipal de Mauá será um espaço mais adequado para a guarda dos documentos que hoje estão no Paço. Qualquer munícipe poderá ter acesso ao arquivo, mediante agendamento da visita.

- A Prefeitura recebeu a visita de uma equipe do Centro de Assistência aos Municípios no final da gestão passada, mas os trabalhos efetivos com relação ao Arquivo Público Municipal começaram no início da atual gestão, em janeiro de 2013. Na verdade, os arquivos estão sempre em processo de organização, adequação e atualização.

- Os funcionários que trabalham no arquivo foram uma grande inspiração, pois alguns já estão nesta atividade há 18 anos. Alguns não possuíam nenhum tipo de conhecimento organizacional e a nossa vinda foi ao encontro da necessidade de uma adequação mais técnica da atividade dentro da gestão municipal.

- Há na Prefeitura cerca de 530 mil processos. Nesta primeira fase migrarão para o Arquivo Público Municipal processos administrativos desde 1950 até os dias atuais. Posteriormente serão implantados outros tipos documentais da Prefeitura.

- Todo novo equipamento público que abriga em seu acervo o contexto histórico, seja ele através de documentos, fotos ou publicações regionais, faz parte de uma grande rede em prol do conhecimento e da recuperação de valores que passam de geração em geração.

- Analisando documentos da década de 1950, por exemplo, pude observar que muitas mudanças aconteceram e, através do crescente número de documentos gerados a cada ano, o quanto a cidade progrediu e cresceu.

- A contribuição que principalmente o Museu Barão de Mauá poderá nos dar é com relação ao auxílio técnico que os historiadores já se disponibilizaram a fornecer neste primeiro momento de funcionamento do arquivo, recuperando o histórico dos documentos que traçam o mais fiel perfil do município de Mauá.

- O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico de Mauá, através de seus técnicos e a Sociedade Civil representada, sempre buscam no acervo arquivístico informações pertinentes aos bens a serem preservados.

- Para a rede de bibliotecas, o acervo auxiliará no sentido de complementar pesquisas de cunho histórico e informações específicas sobre a cidade de Mauá.

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL DE MAUÁ

Endereço: Rua Cineasta Glauber Rocha, 4.000, Jardim Cerqueira Leite.

Telefone: 4514-9102

Espaço: 400 m² de área, com salas para a classificação de documentos e controle técnico e mezanino para a guarda do acervo.

Avanço: para o público, o prazo de resposta para localização de processos deve ser reduzido de 15 para cinco dias úteis.

Referência: Espaço próximo às futuras instalações do Poupatempo de Mauá.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 30 de abril de 1985 – ano 27, nº 5813

Manchete – Juiz concede liminar para desocupação da GMB. A unidade é ocupada por três mil metalúrgicos desde a última sexta-feira em represália a 200 demissões

Diadema – Executiva estadual do PT intervém na Prefeitura.

São Bernardo – Prefeito Aron Galante assina hoje, às 18h, na Garagem Municipal, o decreto que estabelece a redução da jornada de trabalho de 48 para 45 horas semanais, atingindo 4.600 funcionários da Prefeitura.

Movimento Sindical – Conclat e CUT fazem 1º de Maio unificado.

Santos do dia

- Na estampa, São José Bento Cottolengo (Itália, 1786-1842). Fundou a Pequena Casa da Divina Providência.

- Hildegarda

- Lourenço de Novara

- Pio V

- Sofia

Em 30 de abril de...

1925 – Affonso Argons, ex-chefe da Estação de São Bernardo, hoje Santo André, é nomeado para a chefia da Estação da Luz.

1975 – Prefeito Antonio Pezzolo recebe anteprojeto para criação do Parque Central, de 650 mil m², entre a Vila Assunção e o bairro Paraíso, em Santo André. Assinado pelo engenheiro Bruno Corazza, secretário de Obras e Planejamento, o estudo prevê uma avenida circundando todo o parque.

1985 – Lançado o livro Memórias de um andreense, de Holando Lacorte, no Bazar Emílio, em Santo André.

Escreve o autor:

- Um dia, que não me lembro a data, deparei com uma reportagem do jornalista do Diário, Ademir Medici, sobre o Rio Tamanduateí. A reportagem dizia da poluição do rio. A mim, que conheci o rio na minha infância, quando suas águas eram puras, a reportagem tocou profundamente. No mesmo dia escrevi um poema: A morte do meu rio.

- Alguns dias depois dessa reportagem, quando ainda latejavam em mim laivos de tristeza pelo ‘meu’ rio, passei pela Rua Dona Gertrudes de Lima e, atraído por um sentimento de saudade, entrei no prédio onde está instalada a Fundação da Promoção Social.

- Ali fora o Grupo Escolar onde fiz o curso primário.

- Ao ver o pátio, o jardim, as árvores, sombras do passado povoaram minha memória: os colegas, os professores, os serventes... Todos estavam ali presentes, menos eu, contemplador à distância na lonjura dos anos.

- E na esperança de um reencontro comigo mesmo, propus-me a escrever o livro. E escrevi-o. Colocando no final para encerramento o poema A morte do meu rio, inspiração primeira.

1990 – Morre o primeiro prefeito de São Caetano, Angelo Raphael Pellegrino.

Hoje

- Dia Nacional da Mulher

- Dia do Ferroviário

- Dia da Organização dos Estados Americanos – a OEA foi criada em 1948, nesta data. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;