Internacional Titulo
Gripe das aves atinge região européia da Rússia
Da AFP
19/08/2005 | 13:55
Compartilhar notícia


O vírus da gripe das aves cruzou os Montes Urais, na Rússia, e atingiu a sétima região do país, enquanto se espalha pelo oeste da Ásia.

"Na república de Kalmukia, foi registrada a morte de aves selvagens e domésticas", informou o serviço federal dos direitos de protesto dos consumidores, em uma mensagem publicada na Internet.

O surto da doença em Kalmukia, uma república do sul da Federação Russa, às margens do Mar Cáspio, é o primeiro a atingir a parte européia do país.

Enquanto isso, o ministério da Agricultura anunciou que mais de 70 mil aves domésticas foram sacrificadas na região de Novosibirsk, na Sibéria, onde a doença foi registrada pela primeira vez.

Levado por aves migratórias, o vírus se espalhou por Chelyabinsk, Altai, Omsk, Tiyumen e Kurgan, antes de atingir Kalmukia.

Na terça-feira, a Organização Mundial de Saúde destacou que os países precisam manter uma monitoração estrita, enquanto a gripe das aves se espalha pela Ásia e pela Rússia.

A cepa H5N1 da gripe das aves matou mais de 60 pessoas na Ásia, a maioria no Vietnã, desde 2003.

"O que nos preocupa é que o vírus está na proximidade de humanos e o que temos visto é que, ocasionalmente e até mesmo raramente, quando os humanos entram em contato com este vírus, eles se infectam", disse o porta-voz da OMS (Organização Mundial da Saúde), Dick Thompson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;