Economia Titulo
Tribunais regionais começam a julgar greve dos bancários
24/09/2004 | 23:21
Compartilhar notícia


Os TRTs (Tribunais Regionais do Trabalho) iniciaram nesta sexta-feira o julgamento da greve dos bancários em mais duas capitais, onde foram instaurados dissídios coletivos. Em João Pessoa (PB) e em Campo Grande (MS), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a CNB/CUT (Confederação Nacional dos Bancários) deverão apresentar na segunda-feira aos tribunais locais as razões para o impasse.

O TRT do Ceará foi o primeiro do país a considerar a greve dos bancários abusiva e exigir que 40% do efetivo volte ao trabalho e 100% dos caixas de auto-atendimento voltem a funcionar.

Segundo Luiz Claudio Marcolino, presidente do sindicato, a CNB deverá recorrer da medida no Ceará e pedir para que os demais tribunais aguardem a negociação. Desde 1991 os bancários não têm uma greve decidida pela Justiça. "Não queremos que isso ocorra. Os bancários querem que os bancos abram negociação. A categoria tem tradição de resolver suas questões sem a intervenção do Judiciário", disse Marcolino.

Foi o que ocorreu em São Paulo, depois de o sindicato informar ao TRT que mais de 70% da rede opera normalmente. O limite foi solicitado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

A Fenaban deverá apresentar os argumentos pedidos pelos tribunais na segunda-feira. A entidade também considera “ruim” várias ações de dissídio no país. O melhor, informou, seria uma só ação de dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;