Setecidades Titulo
Rudge Ramos terá UPA e nova unidade de Saúde
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
01/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


A população do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, poderá contar a partir de 15 de dezembro com uma nova Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento. Os dois prédios serão erguidos no mesmo endereço: Rua Ângela Tomé, 260, onde antes funcionava a Escola Municipal de Educação Básica Rolando Ramacciotti.

O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Marinho (PT), na tarde de ontem, durante assinatura da ordem de serviços das obras, que ocorreu no futuro endereço dos equipamentos. A atual UBS do Rudge Ramos funciona na Rua Londrina, 345, em prédio alugado há 46 anos e que possui deficiências estruturais, como infiltrações e alagamentos.

"Vamos fazer uma reestruturação importante, pois, a partir da inauguração, a unidade passará a trabalhar com duas equipes de estratégia de Saúde da Família. Com a rede de atenção básica estruturada, é possível resolver até 90% dos problemas de saúde da população", explicou o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

Serão destinados R$ 2,4 milhões para a construção da unidade de Saúde, onde hoje estão cadastrados 23 mil pacientes, e R$ 3,5 milhões para implementar a UPA, que irá substituir o pronto-socorro do bairro, hoje na Rua Brasil.

A única diferença dessa UPA para as outras quatro já em funcionamento é o modelo construtivo. A estrutura herdada da escola é de alvenaria, enquanto as outras unidades são de módulos isotérmicos (que evitam variações de temperatura).

A UPA é classificada como tipo 2, com abrangência em área de até 100 mil moradores. Por mês, poderão ser atendidos até 1.200 pacientes. Usuários da Vila Mussolini e Vila Deyse também serão beneficiados com a inauguração.

O prefeito Luiz Marinho aproveitou para desmistificar a ‘fama' de atender as necessidades apenas das regiões mais pobres. "A periferia merece prioridade, mas temos que olhar cada pedaço da cidade, inclusive o Centro e os bairros mais desenvolvidos."

Mais duas UBSs serão entregues neste mês

O plano de reforma e ampliação de 28 das 32 unidades de Saúde da cidade segue em curso pela administração municipal. No dia 16 será entregue a reforma da UBS Ferrazópolis e dia 29, da Vila São Pedro.

A unidade do bairro Batistini será reformulada a partir do dia 21, quando Marinho autorizará o início das obras no local. No dia anterior, o mesmo será feito para viabilizar a construção da UPA Baeta Neves.

O secretário de Saúde rebateu as reclamações sobre falta de médicos nas UPAs Vila São Pedro e Riacho Grande. "Não tem fundamento. Estamos com os quadros de médicos completos em todas as unidades", afirmou Arthur Chioro.

O secretário reforçou que muitos pacientes se dirigem às unidades de emergência, quando poderiam ser atendidos nos ambulatórios das UBS. O atendimento é realizado de acordo com os casos mais graves, não pela ordem de chegada dos usuários.

A nova UPA do Rudge Ramos terá 1.517 metros quadrados, laboratório que entregará exames em até 30 minutos, 12 leitos de observação, além de dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva para estabilizar os pacientes até que sejam removidos para hospitais. A unidade também abrigará uma farmácia 24 horas e uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em período integral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;