Diarinho Titulo
Li o teu (ou 'o seu') recado
Professor Pasquale
03/05/2009 | 07:43
Compartilhar notícia


Na língua do dia a dia (que empregamos, por exemplo, entre amigos, pessoas conhecidas, familiares), é comum o emprego de teu e seu em situações idênticas. Quando conversamos com um amigo, por exemplo, ora dizemos "Este livro é teu?", ora dizemos "Este livro é seu?"; ora dizemos "Li o teu recado", ora dizemos "Li o seu recado".

 No padrão formal da língua e nos textos literários clássicos, a história é um pouco diferente: quando se usa tu, usa-se teu (ou tua, teus, tuas); quando se usa você, senhor ou senhora, usa-se seu (ou sua, seus, suas).

Assim, numa frase como "Em que restaurante tu costumas jantar com os teus amigos?", por exemplo, verifica-se o emprego dos pronomes tu e teus, o que está de acordo com o que se verifica no padrão culto da língua. Nesse padrão linguístico, caso se trocasse tu por você, senhor ou senhora, seria necessário trocar tua por sua: "Onde você costuma jantar com os seus amigos?"; "Onde a senhora costuma passear com as suas amigas?".

É bom deixar claro que essas recomendações valem para o padrão formal da língua; no uso diário, não agimos com esse rigor. Na língua oral de muitas regiões do Brasil, usa-se o pronome teu associado ao pronome você, em frases como "Quando você pretende ver o teu irmão?" ou "Você já fez a tua parte?". Em se tratando do padrão culto, sobretudo na escrita, essa combinação de você e teu não ocorre. No padrão formal, a primeira frase seria alterada para "Quando tu pretendes ver o teu irmão?" ou para "Quando você pretende ver o seu irmão?". A segunda frase seria alterada para "Você já fez a sua parte?" ou para "Tu já fizeste a tua parte?".

Moral da história: teu e seu são pronomes que indicam posse, ou seja, são possessivos. Os dois se referem ao que é possuído por alguém. Em termos de língua formal, teu se usa com tu, enquanto seu se usa com você, senhor ou senhora. É bom lembrar também que, antes dos possessivos, o artigo é optativo: pode-se dizer "Admiro muito os teus pais" ou "Admiro muito teus pais".

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;