Política Titulo
Auricchio criará núcleo de capacitação de professores
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
30/08/2008 | 07:44
Compartilhar notícia


Os professores merecerão atenção especial do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), caso seja reeleito. O petebista pretende construir um núcleo de capacitação permanente de educadores. "A rede pública de ensino é ampla e com esse projeto traremos uma proteção maior para os funcionários", justifica.

Seria uma espécie de Centro do Professorado, semelhante ao de São Bernardo - Auricchio diz que não gosta do nome -, o qual substituirá o atual formato de reciclagem dos educadores, que recebem anualmente informações sobre novas tendências educacionais por meio de seminário. "Nossa intenção é colocar metodologia sobre educação específica ao alcance dos professores. Um exemplo é a inclusão digital que vem ganhando corpo na cidade com nossos projetos de informatização. Os educadores terão acesso a procedimentos eletrônicos de ensino", explica o prefeito.

Além do núcleo de capacitação, Auricchio visa instituir Ensino Médio profissionalizante. A idéia - "um sonho pessoal", segundo o prefeiturável - ainda tem de ganhar forma mais definida, mas o projeto estaria atrelado à USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que poderá ampliar os serviços também para alunos pré-universitários. "Podemos usar a faculdade para levar os estudantes para o mercado de trabalho antes da formação de terceiro grau." Ainda no Ensino Médio, o petebista propõe ampliar a oferta de vagas no período noturno. "Nessa idade (de 15 a 17 anos), os adolescentes já começam a trabalhar. Temos de criar mais vagas para essa vertente da Educação."

Também está no plano de governo do candidato a implantação de transporte gratuito dos alunos para a escola. O projeto será para estudantes de baixa renda e aproveitará as vans que hoje fazem o transporte privado dos estudantes. "Claro que não será para todos, teremos linhas de corte. E, para concretizar o processo de maneira correta, utilizaremos os profissionais que atualmente trabalham no setor", explica.

A municipalização, iniciada em 2007 com dez escolas estaduais que passaram a funcionar sob responsabilidade da Prefeitura, será ampliada. O ensino municipal está presente de 1ª a 4ª séries. A intenção do petebista é expandir o sistema para os ensinos de 5ª a 8ª séries. "A municipalização agregou um ganho enorme na questão pedagógica. Esperamos efetivar novamente a parceria com o governo do Estado para dar prosseguimento à educação municipal."

1- Também está no plano de governo do candidato à reeleição José Auricchio Júnior (PTB) a implantação de transporte gratuito dos alunos para a escola. O projeto será para estudantes de baixa renda e aproveitará as vans que hoje fazem o transporte privado dos estudantes. "Claro que não será para todos, teremos linhas de corte. E, para concretizar o processo de maneira correta, utilizaremos os profissionais que atualmente trabalham no setor", explica.

2- Para os universitários, o prefeiturável petista Jayme Tortorello pretende conceder bolsa de estudo com desconto de 100% nas mensalidades para os estudantes moradores do município. Sem dizer o impacto que acarretará ao setor financeiro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), o petista ressalta que o plano foi concebido por economistas e especialistas em Educação. "Está tudo estudado. É viável", garante.

3- Para Horácio Neto (Psol), o Ensino Infantil tem de ter de 15 a 20 alunos, por classe, e no Fundamental, grupos de 25 a 35 estudantes - atualmente a média varia de 30 a 35, por classe. "A quantidade é preconizada por entidades renomadas do Brasil e por experientes pedagogos", justifica. A vantagem do sistema, segundo Horácio, é "avançar" na relação do aluno com o professor. "As escolas têm de ensinar e os estudantes têm de aprender. Essa é a lógica natural."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;