Economia Titulo
Cooperativa de crédito de Sto. André projeta expansão
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
26/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Crediacisa, cooperativa de crédito da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), vai expandir a atuação para os demais municípios do Grande ABC, antes restrita a Santo André.

A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) e a Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) já manifestaram vontade em ter uma filial. "Com as demais entidades a questão ainda está sendo conversada", explicou Wilson Ambrosio da Silva, diretor-presidente da cooperativa. A expectativa é ampliar os atuais 250 cooperados para 1.000 até o fim do ano.

A medida de expansão foi aprovada ontem, durante a assembleia anual da Crediacisa, única cooperativa comercial da região. Durante o encontro, dividido entre seções ordinária e extraordinária, foram feitas diversas propostas aos cooperados. Uma delas é a destinação de 5% do lucro anual para o processo de educação, que inclui o pagamento de cursos de qualificação. "Na realidade, cerca de R$ 8.500 já estão reservados para essa finalidade. O Sebrae, entretanto, achou melhor juntarmos mais dinheiro para liberar a verba", acrescentou o diretor-presidente da cooperativa.

Outro ponto aprovado foi a formação de reserva de capital composta por 30% do resultado. Durante o exercício de 2008, o caixa da Crediacisa registrou R$ 150 mil em lucro. "A ideia é ter um fundo para qualquer emergência, como no caso de algum cooperado não ter condições de pagar algum empréstimo", disse Silva.

Aos 65% restantes do lucro, foi proposto que os integrantes da cooperativa recebam uma parcela, proporcionalmente à contribuição e movimentação de cada um, já que se trata de pessoas física e jurídica. "O valor será depositado na conta capital de cada um deles".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;