Memória Titulo Memória
Memórias de um executivo da GE

Poucas vezes a expressão parece que foi ontem se emprega tão bem...

Ademir Medici
29/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Poucas vezes a expressão “parece que foi ontem” se emprega tão bem quanto à experiência profissional e humana de Nahid Chicani. Aos 80 anos de vida completados hoje, Dr. Chicani relata com uma desenvoltura exemplar a sua caminhada, a começar pelo tempo em que atuou na General Electric, de estagiário a vice-presidente da empresa numa abrangência pela América Latina afora.

Diz o nosso entrevistado: “Foram 43 anos, sete meses e quatro dias; oficialmente, 43 anos e sete meses, pois fui registrado em 1º de junho de 1959, mas na verdade comecei a trabalhar no dia 28 de maio, desligando-me da GE em dezembro de 2002.”

Gravamos uma hora com Nahid Chicani, nos escritórios da Fundação de Rotarianos de São Paulo, em Higienópolis, Capital, da qual é presidente. Fala pausada e firme, envolvente e fácil de ser transcrita, com alguns detalhes do tipo: “(...) e começamos a trabalhar na Avenida Industrial, 700”, que foi o endereço da GE em Santo André.

Em toda a entrevista, nenhuma observação ou insinuação para eliminar esta ou aquela declaração. Uma entrevista sem censura. E muitas lições de vida.

Não ia jogar
fora toda
essa experiência
acumulada

- A GE foi para mim uma grande escola. Não podia ter trabalhado em uma empresa onde me sentisse tão bem. Sou GE até embaixo d’água. E se tivesse que recomeçar profissionalmente, não teria nenhuma dúvida em recomeçar a carreira lá.

- Comecei a trabalhar com 9 anos, ajudando meus pais na feira, na mercearia, fazendo entregas para aquelas senhoras que faziam compras para o mês inteiro. No calor sufocante de Santos, o sol derretia o asfalto e prendia o tamanco da gente.

- Jogava voleibol no Santos FC no tempo da chegada do Pelé. Ele assistia a gente jogando no ginásio do clube.

- Tomava o ônibus da Viação Santa Rosa às 6h15 da segunda-feira para ir de Santos a Santo André.

- O ônibus parava na Industrial. Voltava na sexta-feira. Durante dois anos aluguei uma casa na esquina da Almirante Protógenes, dividindo o aluguel com mais três colegas da GE. Um sobradinho, em cima de um bar, a 100 metros da GE.

- Sempre tive muita disposição para trabalhar. Ao me aposentar na GE não ia parar de trabalhar, jogar fora toda essa experiência acumulada. Então comecei uma nova carreira.

Este é Nahid Chicani, que nos foi apresentado por um dos seus dois primeiros chefes, o economista Mituo Teramae - o outro chefe foi Benedito Batista da Silva Filho, que também está na pauta de Memória.

Foram declarações tão claras e pertinentes as gravadas com o Dr. Chicani que Memória buscará uma forma de repassá-las na íntegra. Aguardem.

PERFIL

Nahid Chicani

Nascimento: 29-4-1935 em São João da Boa Vista (SP).

Santos: a mudança ocorrida em 1941.

Formação: Direito pela Faculdade Católica de Santos, turma de 1958.

Pais: os libaneses Nicolau Chicani e Najla Macari Chicani

Esposa: Yara Cury Chicani

Filhos: Virgínia, Nicolau Neto e Elias Gabriel (tem dois netos)

Fiesp/Ciesp – Diretor desde os tempos da GE, nos anos 1970.

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – diretor-tesoureiro.

Ocupação profissional atual – desde 2001, sócio da Transearch, empresa internacional de seleção de executivos.

Rotary – Presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo (gestão 2014-2016)

Detalhe: dedica dois dias da semana à sua empresa e outros três, voluntariamente, à Fundação de Rotarianos de São Paulo, reservando os finais de semana para jogar tênis no EC Sírio.

Diário há 30 anos

Domingo 28 de abril de 1985

Habitação – Imóveis vazios. Apesar da crise habitacional, Caixa leiloa e ninguém quer. Paciência para retirar o ocupante. Reportagem: Walter Venturini Junior.

Homenagem – Juvenal Garcia, antigo servidor da Prefeitura de São Bernardo, dá nome à antiga Travessa Um, da Vila Netuno.

Futebol – Ontem, no Estádio Municipal de Mauá, Grêmio Mauaense 2, EC Santo André 4, no primeiro jogo entre as duas equipes.

Polícia – Marginais ditam leis na favela do Calux. Reportagem: Walter Venturini Junior.

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 29 de abril de 1965 – ano 7, nº 364-a

Manchete – Secretário de Saúde, Arquimedes Lamoglia, visita Santo André e inaugura a sede-escola da Apae

São Bernardo – Inaugurado pavilhão Rotary da Casa de Estar São Luiz, à Rua Miguel Arco e Flecha, 25, Vila Euclides.

Em 29 de abril de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Torpedeado o cruzador francês Leon Gambetta, com 720 homens, nas costas da Itália, por submarino austríaco. De 720 homens a bordo são salvos pouco mais de 100.’

1925 – O guarda-trem Laudelino Vaz de Oliveira, transferido para Santos, retorna ao seu primitivo posto, no Alto da Serra.

1945 – Comuna italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira.

1975 – Mais dez pessoas morrem de meningite em São Paulo, elevando para 165 o número de mortes provocadas pela doença no mês de abril.

- Inaugurado o hotel Holiday Inn, em São Bernardo.

Hoje

- Dia da Juventude Operária Católica (JOC)

- Dia Internacional da Dança

- Dia da Criação da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), em 1994.

Santos do dia

- Catarina de Sena (Itália, 1347-1380). Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos e é considerada a maior glória da espiritualidade dominicana. Deixou muitos escritos. Ao morrer, tinha apenas 33 anos.

- Antonia

- Pedro de Verona

Município Paulista

- Aniversaria hoje: Campos do Jordão. Elevado a município em 1934, quando se separa de São Bento do Sapucaí.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;