Contexto Paulista Titulo
Para não esquecer do amianto
Wilson Marini
Para o Diário do Grande ABC
23/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Osasco foi a cidade escolhida pela Eternit para instalar a sua maior fábrica na América Latina. O grupo suíço-belga permaneceu na cidade durante 54 anos, o suficiente para deixar estrago ambiental imensurável. Além da Eternit, outras empresas, como a fabricante de lonas e pastilhas de freios Lonaflex, também utilizavam o amianto (ou asbesto) como matéria-prima. A Eternit fechou as portas em 1993 e ficou rastro de problemas de saúde na comunidade. Milhares de pessoas foram afetadas na Inglaterra, França, Itália e Estados Unidos. Nesta semana, o calçadão do Centro de Osasco mais uma vez será palco da Semana de Proteção Contra o Amianto, evento realizado desde 2001, quando foi regulamentada no município a lei que proíbe o uso do produto. Em 2005, o amianto foi vetado na União Europeia. Em 2007, foi proibido em todo o Estado de São Paulo pela lei 12.684, de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT), e que é referência no País. Além da distribuição de material e informação à população, a semana será encerrada domingo, com ato ecumênico em memória às vítimas do amianto na praça Aquilino Alves dos Santos, que carrega o nome do primeiro cidadão de Osasco vítima de câncer de peritônio, proveniente do contato com o amianto enquanto trabalhava na Eternit. “Não deve cessar a luta contra esta substância cancerígena”, diz o deputado. Na Itália, dois empresários foram condenados recentemente a 16 anos de prisão pelos danos à saúde de trabalhadores.

Investimentos no Estado
4 O Mexichem, grupo líder mundial em tubos e conexões plásticas, passará a fabricar caixas-d’água da marca Amanco com tecnologia inédita na América Latina. A empresa investirá R$ 164 milhões em três anos nas unidades de São José dos Campos e de Sumaré.
4 Foi inaugurada em Limeira unidade da fábrica Unipac, responsável pela transformação de polímeros para a produção de embalagens plásticas. A empresa optou por transferir suas instalações, que antes funcionavam em Santa Bárbara d’Oeste. O segmento de embalagens rígidas para o segmento de agroquímicos cresce 4% ao ano, impulsionado pela demanda mundial por alimentos.
4 O governador Alckmin participou da entrega da obra civil da nova fábrica da Honda, em Itirapina. A previsão do início das atividades é para o final de 2015.

Diabetes
Os mais de 13,4 milhões de brasileiros que sofrem de diabetes tipo 1 poderão ganhar em breve uma importante ferramenta para enfrentar a doença. O Diário Oficial do Estado publicou projeto de lei de autoria do deputado estadual Gil Lancaster (DEM), que institui em São Paulo a Semana Estadual do Diabetes Tipo 1. A proposta prevê a criação de seminários, debates e eventos voltados ao tema, incluindo palestras em escolas estaduais, campanhas com testes gratuitos em locais públicos e inclusão social dos portadores de diabetes tipo 1. O deputado acredita que a criação de campanhas educativas vai ajudar no tratamento e garantir que os pacientes tenham mais qualidade de vida.

Cuidado ambiental
O presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), anunciou que a Casa vai priorizar os projetos voltados ao meio ambiente, de forma a conter a degradação, protegendo áreas de invasões clandestinas. “Podemos inclusive criar um órgão fiscalizador que aplique multas punindo os responsáveis pelo comprometimento das áreas ambientais”, sinaliza. “Queremos produzir a mais eficaz lei contra a degradação ambiental”. Capez ressaltou que pretende constituir um núcleo de ação estratégica que poderá verificar in loco problemas que afetam o meio ambiente.

Futebol de botão
O professor Marcos Bagrichevsky, da Universidade Federal do Espírito Santo, proferiu palestra na Capital para defender o futebol de botão como projeto terapêutico. Segundo ele, o futebol de botão remete à infância, história, prazer e lazer, e agora também está legalizado como esporte, e com um novo nome, futebol de mesa, em quatro modalidades. É a única modalidade em que três gerações podem competir com as mesmas condições no jogo, independentemente de habilidade física.

Breves
4 A cidade de São Paulo produz cerca de 50 mil toneladas de resíduos de poda de árvores por ano.
4 Cerca de 70% dos problemas financeiros enfrentados pelos municípios têm relação com convênios firmados com o governo federal.
4 Olimpíada 2016: São Paulo deve sediar dez jogos de futebol masculino e feminino.
4 Ao todo, 83% dos detentos em São Paulo não cumpriram penas alternativas impostas pela Justiça em 2014, segundo o Decrim (Departamento de Execuções Criminais). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;