Cultura & Lazer Titulo
Power Macintosh G4 é mais rápido que PIII de 600 MHz
Cibele Gandolpho
Da Redaçao
11/10/1999 | 18:03
Compartilhar notícia


O substituto do Power G3 está ingressando no mercado. O Power Macintosh G4 traz o processador PowerPC G4, projetado pela Apple, IBM e Motorola. De acordo com a Apple, o G4 executa aplicativos profissionais com uma velocidade quase três vezes mais rápida que a dos computadores Pentium III de 600 MHz.

De acordo com Luciano Kubrusly, diretor geral da Apple Brasil, o processador pode executar um bilhao de operaçoes de floating-point (ponto flutuante) por segundo ou gigaflop. O G4 incorpora uma nova unidade de execuçao denominada Velocity Engine, um supercomputador miniaturizado em um pequeno pedaço de silício. Segundo testes realizados pela própria Intel em sua home page, o G4 de 500 MHz foi 2,94 vezes mais rápido do que o PIII de 600 MHz.

O Velocity Engine processa dados vetoriais e de multimídia a velocidades muito altas e pode compilar informaçoes em lotes de 128 bit, no lugar dos lotes de 32 bit ou de 64 bit, utilizados em processadores tradicionais. O desempenho do sistema é aprimorado pelo uso de um bus de rápido sistema e 1 MB de backside cache.

A nova linha de computadores é composta por três modelos padrao, com processadores de 400 MHz, 450 MHz e 500 MHz. Os dois micros top de linha têm memória SDRAM expansível até 1,5 GB. O Power Macintosh G4 armazena ainda mais de 100 GB de dados em disco rígido.

O G4, que também conta com a opçao wireless AirPort, deve chegar ao Brasil no final de novembro, por um preço maior que R$ 5 mil (valor do G3).

Monitores - A Apple também está lançando alguns itens que podem ser acoplados ao novo Power Macintosh G4. Entre eles está o Apple Studio Display, uma elegante tela translúcida. Ela é acompanhada de um pedestal que dá mais espaço para o usuário encaixar o teclado quando este nao estiver sendo utilizado. Há ainda a versao com a tecnologia ColorSync, que calibra o monitor com cores precisas em qualquer situaçao. Já o Apple Cinema Display, uma tela de 22 polegadas na diagonal, traz uma nova perspectiva visual para a editoraçao eletrônica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;