Internacional Titulo
Chávez denuncia sabotagem americana à Constituinte na Bolívia
Da AFP
09/09/2007 | 19:48
Compartilhar notícia


O presidente Hugo Chávez, apoiou neste domingo seu colega boliviano Evo Morales e garantiu que os protestos opositores são uma sabotagem de Washington e da oligarquia local à Assembléia Constituinte. O venezuelano disse já ter conversado a respeito com Lula.

Em ato público, transmitido em seu programa dominical ‘Alô Presidente’ que contou com a presença de Morales, o venezuelano disparou contra Bush, ao dizer que o americano é responsável pelo que de ruim possa acontecer com o boliviano.

Chávez acrescentou que já tinha advertido ao Lula sobre as supostas ameaças que se formam contra o presidente boliviano e que se baseiam em documentos que Morales possui.

Lembrando as palavras de ordem que Che Guevara usava, disse querer a paz, mas se for preciso, garantiu que pode criar "dez Vietnãs na América Latina".

Chávez mantém uma ampla linha de cooperação especialmente energética com Morales. O boliviano conta com conselhos pessoais do venezuelano para governar.

Morales, que fez uma breve visita à Venezuela neste fim de semana, enfrenta em seu país uma situação conflitiva: na sexta-feira parlamentares decidiram suspender por um mês os trabalhos da Assembléia Constituinte. A cidade de Sucre exige a restituição da sede do poder Executivo e Legislativo, que hoje são em La Paz.

Na visita, Morales assinou com Chávez diversos acordos que estabelecem a criação de empresas binacionais e pactos de colaboração de livre comércio para fazer frente aos promovidos pelos EUA.

Além disso, concordaram com a construção de uma companhia de exploração de ferro em Mutun e assinaram várias cartas de intenção para a edificação de empresas de cimento, florestais e um complexo petroquímico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;