Memória Titulo Memória
Álbum de um liceu cinquentão...

O Liceu Monteiro Lobato está celebrando, neste mês de aniversário de Santo André...

Ademir Medici
14/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O Liceu Monteiro Lobato está celebrando, neste mês de aniversário de Santo André, o seu Jubileu de Ouro. Uma história iniciada em 1965, quase que em conjunto com a do Singular, instituições que se irmanam e localizadas no Vale da Carapetuba – vale que no início do sistema ferroviário da São Paulo Railway, e por quase 80 anos, abasteceu as marias-fumaça que cruzavam o vale maior do Tamanduateí.

Ou seja: Liceu Monteiro Lobato e Singular fazem parte dos equipamentos que modernizaram o antigo vale.

A parte moderna do Vale Carapetuba traz nomes de professores que marcaram e marcam sua trajetória em Santo André, entre os quais Jorge Caliu, Alexandre Takara, Pedro Jorge, Adilson Marante, Paulo Roberto De Francisco e Paolo Gambogi.

Monteiro Lobato e Singular se completam com a trajetória de ensino que vai do minimaternal à preparação para a universidade, numa história, em seus detalhes, contada pela jornalista Marli Popolin em publicação comemorativa à efeméride do Liceu.

Memória, por sua vez, registra algumas imagens desta história, com seus personagens que seguiram profissionalmente por vários e bons caminhos.

Em 14 de abril de...

1875 – Criada escola pública para o ensino das primeiras letras no bairro da Estação, hoje Centro de Santo André. O primeiro professor, José Carlos Dias, chegaria em 1880 e daria aulas numa escolinha instalada na Rua Bernardino de Campos, ao lado da estação.

1890 – Inspetoria Especial de Terras e Colonização defere requerimentos de concessão de terras no Núcleo Colonial de São Bernardo aos imigrantes Marcotto Pietro, Marcotto Andréa, Zorato Domenico, Adelino Setti, Zamino Vincezo, Périgo Carlo, Balduim Giovanni, Zandor Antonio e Ferrari Angelo.

1915 – O carreiro Paulo Pedro, 34 anos, morador do bairro dos Meninos, atual Rudge Ramos, em São Bernardo, morre atingido por um tronco de lenha que transportava em carro de boi para São Paulo. O acidente ocorreu no local da entrega, à Rua dos Alpes, 11, no momento da descarga. A lenha destinava-se ao morador da casa, Raphael Acquesta.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os franceses repelem os ataques do inimigo em Les E’parges e no bosque de Le Prêtre.

1930 – Um carreiro nota que corvos desciam na mata da Estrada do Oratório, a 18 quilômetros da Vila de São Bernardo. No local encontra o cadáver de um homem baleado na nuca.

1975 – Estreia na Globo a telenovela Gabriela, com Sonia Braga, baseada no livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de abril de 1985 – ano 27, nº 5799

Manchete – Tancredo sobrevive com a utilização de oito aparelhos

- Quadro estabiliza-se mas é crítico.

- Pulmões e rins, os maiores problemas.

- Clima em Brasília é de expectativa.

Editorial – Bruxas andam soltas, mas não devem assustar

Movimento Sindical – Greve dos metalúrgicos vai continuar dentro das empresas.

Estradas – Vandalismo pode acabar com o SOS no sistema Anchieta-Imigrantes.

Hoje

- Dia Internacional do Café

- Dia do Pan-Americanismo (ou das Américas)

- Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva (São Paulo, Capital).

Santos do dia

- Liduina (ou Lidvina). Holandesa (1380 – 1433). A igreja de Schiedan, construída em sua homenagem, tornou-se um santuário, muito procurado pelos devotos que a consideram padroeira dos doentes incuráveis.

- Donina

- Lamberto

- Próculo

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Botucatu (1855), Caçapava (1855), Catanduva (1918) e Gália (1918). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;