Internacional Titulo
Dalai Lama nao reconhece novo Buda
Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 15:42
Compartilhar notícia


O Dalai Lama, líder dos tibetanos, nao reconhece o novo ``Buda vivo' com entronizaçao anunciada pela China, informou nesta segunda-feira o governo tibetano no exílio em Dharamsala, na India, acusando Pequim de realizar um exercício político inútil.

``O sistema de reencarnaçao é único no budismo tibetano e conta com um procedimento estabelecido que nao foi seguido neste caso', declarou Tashi Wangdi, ministro de Assuntos Religiosos e Culturais do governo tibetano no exílio.

A China anunciou domingo que um menino de dois anos foi elevado à suprema dignidade em Lhasa como a sétima reencarnaçao do Rimpotché, lama reencarnado, no mosteiro de Reting, norte de Lhassa, a capital do Tibete. Wangdi estimou que se tratava de uma ``escolha política'. ``Se alguém for nomeado politicamente nao terá nenhuma influência sobre o povo, que nao o aceitará. É um exercício inútil', declarou Wandgi por telefone.

``A escolha de uma reencarnaçao deve ser feita com a aprovaçao final dos lamas mais importantes ou por Sua Santidade, o Dalai Lama'. Wandgi estimou que Pequim teria tentado ``dar a volta por cima', após a defecçao de um outro ``Buda vivo', o 17º Karmapa. A India, que acolhe mais de 100 mil refugiados tibetanos, mas quer também melhorar suas relaçoes com Pequim, nao tomou até agora uma decisao a respeito, indicando que o Karmapa poderia ficar no país, por enquanto.

Para Pequim, conceder ao ``Buda vivo' o estatuto de refugiado político representaria uma intromissao em seus assuntos internos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;