Política Titulo
Bonome assume Secretaria de Gabinete de Sto.André
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
10/02/2010 | 08:02
Compartilhar notícia


O secretário de Finanças da Prefeitura de Santo André, Nilson Bonome, assumirá também a Secretaria de Gabinete do prefeito Aidan Ravin (PTB). Essa é uma das principais mudanças no primeiro escalão que o chefe do Executivo andreense divulgará oficialmente nos próximos dias.

Bonome substituirá Walter Roberto Torrado, o Beto Torrado, cujo futuro ainda está indefinido - tanto pode ser remanejado como pode deixar definitivamente o Paço. Indicado pelo PSDB da Capital, para reforçar os laços entre o tucanato e o PTB, Torrado trabalhou como articulador político junto à Câmara, no início de 2009. Seu trabalho foi contestado, algumas legendas saíram da base aliada e Torrado perdeu espaço.

Com a nova função no gabinete, que será acumulada com a Pasta de Finanças, Bonome consolida-se como homem-forte da administração petebista. O Diário já havia antecipado em julho do ano passado que ele seria o superpoderoso de Aidan.

Apesar de a alteração estar definida, o secretário - que acompanhou toda a sessão de ontem na Câmara - evitou falar como futuro comandante do Gabinete do chefe do Executivo. "A maioria das informações é especulação. Mas vou colaborar no que for determinado para mim. Tenho de dar tranquilidade ao prefeito", esquivou-se, para em seguida explicar sua presença no plenário. "Houve a votação da contratação de financiamento com a Caixa (Econômica Federal, até o valor de R$ 45,2 milhões). Isso é importante e envolve o lado financeiro."

O secretário de Orçamento e Planejamento, Arnaldo Augusto Pereira, ressaltou que "só o prefeito sabe" as alterações que serão efetuadas. Mas deixou escapar que algumas trocas veiculadas pela imprensa nos últimos dias estão no caminho certo. Principalmente na Pasta de Inclusão Social, comandada atualmente por Ademar Carlos de Oliveira. "É uma área sensível", resumiu Arnaldo.

Outras mudanças ventiladas são na Saúde, sob a tutela de Leonardo Carlos de Oliveira, e no Desenvolvimento Econômico, dirigida por Vanderlei Retondo.

SESSÃO - Além do financiamento com a Caixa Econômica, os vereadores aprovaram ontem projeto de lei do Executivo que extingue a obrigatoriedade de diploma de nível superior aos secretários de Gabinete, Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Segurança e Comunicação - Pastas criadas na reforma administrativa aprovada ano passado.

Apesar das ressalvas feitas pela bancada de oposição, a matéria foi aprovada por unanimidade em duas plenárias seguidas: uma ordinária e uma extra. A dedicação para avalizar a propositura demonstra que ela está diretamente ligada às pretensões de o prefeito Aidan Ravin concretizar as mudanças no secretariado. Sem o projeto, Bonome, por exemplo, não poderia assumir o Gabinete, pois não possui curso superior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;