Internacional Titulo
Presidente da Venezuela visita Iraque
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 10:28
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta quinta-feira ao Iraque, convertendo-se no primeiro chefe de Estado estrangeiro a visitar o país desde a Guerra do Golfo (1991), apesar das críticas de Washington.

Chávez, que chegou por Teera, foi recebido no posto fronteiriço iraquiano de Al-Munziriya, a 190 km de Bagdá, pelo vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan e vários Ministros, especialmente o do Petróleo, Amer Rachid.

O presidente venezuelano faz um giro pelos Estados membros da Organizaçao de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), para preparar o próximo encontro de cúpula do cartel, que se realizará em Caracas em setembro.

Antes de deixar a província iraniana de Kermanshah, o presidente Chávez declarou que a OPEP tem de mostrar seu poder no mercado internacional e que a única maneira de fazer frente à pressao internacional é estreitando os laços entre os países da organizaçao.

A inclusao do Iraque no programa de visitas foi duramente criticada pelos Estados Unidos.

``Ser o primeiro chefe de Estado democraticamente eleito a se reunir com o ditador do Iraque é uma distinçao duvidosa', disse o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, referindo-se a Saddam Hussein.

Boucher adiantou que Washington nao pode ``compreender' esta visita e que discutirá o assunto com as autoridades venezuelanas ``adequadas'.

A imprensa oficial iraquiana homenageou Chávez, nesta quinta, por ter mantido sua visita ao Iraque, apesar das críticas norte-americanas, que as classificou de ``estúpidas'.

``Nós damos as boas-vindas ao presidente Chávez, que é nosso estimado convidado, e apreciamos sua decisao de manter sua visita apesar das estúpidas críticas norte-americanas', afirma em um editorial o jornal As-Saura, do partido Baath (pan-árabe, no poder).

Chávez participará de uma recepçao oficial, através da qual Bagdá quer demonstrar que ``nao está isolado no panorama internacional como pretende o Governo dos EUA', disse um dirigente iraquiano.

``O presidente Chávez visita um glorioso país com uma tradiçao e uma civilizaçao milenares, que se distingüe por sua luta contra a política de hegemonia e saques, que o Governo norte-americano tenta impor', acrescentou As-Saura.

Outro jornal iraquiano, Al-Qadissiya, estima que a visita de Chávez ``é um sinal forte da resistência da OPEP aos desafios que enfrenta desde sua criaçao e sua primeira reuniao em Bagdá, há 40 anos'.

Esta visita ``traduz o êxito da organizaçao e de suas políticas petroleiras independentes das pressoes e das manobras norte-americanas e confirma o fracasso da política americano-sionista hostil ao Iraque', acrescentou o jornal.

Funcionários da ONU em Nova York informaram que nenhuma resoluçao do Conselho de Segurança proíbe visitas ao Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;