Política Titulo
Itamar desautoriza declaraçoes de Parente
Do Diário do Grande ABC
06/11/1999 | 19:37
Compartilhar notícia


O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, divulgou nota neste sábado afirmando que se mantém contrário à cobrança do servidor inativo e desautorizando declaraçoes do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, Pedro Parente, feitas sexta-feira (05) em Londres, de que até o governo mineiro apóia as reformas. "Que fique claro para o público, inclusive aquele a que se dirigiu o sr. Parente, que Minas Gerais nao aceita o modelo econômico centrado nas imposiçoes do FMI", afirmou o governador na nota.

Segundo Parente, as reformas também beneficiam Minas Gerais, mas o governador nao quer ter o custo político de apoiá-las. "Nenhum chefe da Casa Civil da Presidência tem legitimidade ou autoridade para, no Brasil ou no exterior, falar em nome do Executivo mineiro, muito menos pode ele, impunemente, fazer afirmaçoes levianas e inconseqüentes sobre o que julgamos mais adequado e oportuno no tocante à soluçao do problema previdenciário", consta da nota.

Para o governador de Minas, as declaraçoes de Parente configuram mais uma agressao à tradiçao republicana e aos princípios constitucionais ao abordar as posiçoes e prioridades de um governo estadual legitimado pelo voto. O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, chegou a recomendar num episódio anterior, também em visita a outros países, que nao fossem feitos investimentos em Minas Gerais porque o governo estadual teria perdido a credibilidade com a declaraçao de moratória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;