Internacional Titulo
Fracassa missao para pôr em órbita satélite ICO
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 22:10
Compartilhar notícia


O foguete Zenith, lançado neste domingo de uma plataforma flutuante no meio do Pacífico, perdeu contato com o controle de Terra minutos após o lançamento, revelou o centro russo de controle de vôo (TsOup).

O foguete, que colocaria em órbita o primeiro satélite da rede de telefonia ICO Global Communications (ICO-F1), nao atingiu a velocidade necessária para cumprir a missao, destacou o TsOuP, sem precisar a atual situaçao do satélite.

Segundo um comunicado da Sea Launch, a empresa proprietária do ICO-F1, ``ocorreu perda de comunicaçao com o satélite devido a uma falha no vetor, minutos após o lançamento....'.

O satélite ICO, de 2,7 toneladas, era o primeiro de uma série de dez satélites que formarao uma rede de comunicaçoes de telefonia celular que incluirá serviços de mensagens, fax e transmissao de dados para todo o planeta.

Criada em 1995, a Sea Launch pertence a norte-americana Boeing (40%), a russa Energuia (25%), a norueguesa Kvarener (20%) e as ucranianas Iujnoe e Iujmachzavod (15%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;