Setecidades Titulo
Bruxas e magos discutem 2012 na Vila
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


O mundo não vai acabar em 2012. Pelo menos essa é a opinião de quem pratica bruxaria e esteve, ontem, na 7ª Convenção de Bruxas e Magos em Paranapiacaba. Neste fim de semana, adeptos de diferentes segmentos do ocultismo estiveram na vila histórica para trocar experiências e discutir o tema.

Certamente, terremotos e tsunamis não acabarão com a espécie humana em dois anos. No entanto, para muitos uma grande transformação na forma com que as pessoas pensam e agem acontecerá.

"Todos serão obrigados a olhar para o próximo. Terão de aprender muitos valores esquecidos", afirma a bruxa Tânia Gory, idealizadora.

A extinção do homem em 2012 é uma interpretação que apenas alguns especialistas fizeram ao estudar as profecias Maias. Segundo o mago Danilo Maxa, uniu-se ao fato algumas passagens de Nostradamus. "Acreditamos, na verdade, que esse fim será a ruptura com materialismo e egoísmo", diz.

CONVENÇÃO
Apesar do grande caldeirão que recepcionava os visitantes na entrada da parte baixa de Paranapiacaba, a convenção estava muito longe dos encontros de bruxas retratados no cinema. Além de profissionais e praticantes de ocultismo, o evento recebe muitos curiosos.

A estudante Sheyla da Conceição, 22 anos, de São Paulo, soube do encontro por meio de uma amiga. Na faculdade, onde cursa História, desenvolve projeto de pesquisa sobre religiosidade pagã e conta que tem dificuldade em encontrar livros sobre o assunto. "Vim em busca de informação e consegui. Já procurei em muitas livrarias, mas só me mandam para a sessão esotérica."

A amiga Tânia Aparecida da Silva Costa, 35, também teve vontade de visitar o local. "Sou católica, mas o ser humano precisa ter a cabeça aberta. Principalmente quem vai dar aulas tem de saber lidar com a diversidade", salienta.

Os amigos Sandra Bastos e Pedro Henrique Moura vieram do Rio de Janeiro para participar pela terceira vez da convenção. "O encontro divulga a bruxaria e ajuda a acabar com o mito de que isso está ligado a coisas ruins ou demoníacas", destaca Sandra. Para Moura, Paranapiacaba é o lugar ideal para realização do evento. "Estamos dentro da natureza."

A expectativa é de que 10 mil pessoas passem pela convenção até o encerramento hoje. Há atividades na Casa Amarela e no Clube Lyra Serrano. Ingresso custa R$ 20.


Homens também estão presentes no ocultismo

A bruxaria, em geral, é associada às mulheres. Mas os homens também estão presentes no ocultismo. "A energia masculina é mais dinâmica. Somos mais racionais. Homens e mulheres se complementam. Quando fazem magia juntos, ela sai melhor", afirma o mago Danilo Maxa, 35 anos.

Na opinião do mago Alexandre Antonio Galves Gory, 45, coordenador da Casa de Bruxa, a falta de informação impede que mais homens estudem bruxaria.

Marcos Reis, 32, é xamã, sacerdote do xamanismo, prática que recebe forte influência da cultura indígena. "É semelhante ao mago. Mas trabalhamos a cura por meio de bebidas indígenas e toques de tambores", explica. A iniciação de Marcos no ocultismo ocorreu aos 18 anos, quando ficou curioso em descobrir o que o símbolo celta triskle significava. Desde então, não parou de estudar o assunto.

 

‘Não tem nenhum caldeirão cozinhando criancinhas'

A 1ª Convenção de Bruxas e Magos em Paranapiacaba contou com a participação de 25 pessoas. Parte da população não gostou da presença dessa turma, entretanto, mudou de opinião à medida que o encontro se consolidou.

"Existia o medo de encontrar macumba pela rua. Confundem muito. Hoje (ontem), viram que não tem caldeirão cozinhando crianças", brinca o comerciante Júlio César do Nascimento, 47 anos.

Aliás, quem mais lucra com a convenção é o comércio da região. "Já virou um evento tradicional. Quando acontece, podemos ficar abertos até mais tarde, assim, servimos o jantar", diz a comerciante Edimila Souza Duarte, 25.

Nascimento afirma que todas as pousadas de Paranapiacaba estão lotadas. Aquela que ele administra, por exemplo, já está inteiramente reservada para o próximo encontro das bruxas, que acontecerá em 13 de maio de 2011. JR




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;