Cultura & Lazer Titulo
Cinderela agora é moderninha
Vivian Whiteman
Da Redaçao
21/01/1999 | 15:41
Compartilhar notícia


Os contos de fada sao histórias encantadoras, mas têm um defeito em comum: apresentam as garotas como bobocas frágeis, que sempre esperam pela ajuda dos príncipes corajosos para dar um jeito em suas próprias vidas. Pensando nisso, o diretor Andy Tennant resolveu dar uma força para a famosa Gata Borralheira, transformando-a numa mulher mais interessante em Para sempre Cinderella, que entra em cartaz nesta sexta.

Ao contrário de outras fitas, que tentaram atualizar a história da personagem, a nova produçao preferiu investir no lado intelectual da garota, mantendo os fatos no século XVI. Para começar, Tennant acertou em cheio na protagonista: nada melhor do que Drew Barrymore para dar um jeitinho mais atirado e seguro à chorosa personagem.

No filme, a protagonista chama-se Danielle, e, como a infeliz que a inspirou, tem de enfrentar uma madrasta ambiciosa e folgada (a oportuna Anjelica Houston), além de suas duas filhas, igualmente desagradáveis. Apesar disso, ela nao se contenta em ficar depositando lamúrias nos ouvidos de alguma fada-madrinha ou se desmanchando em lágrimas na frente do fogao.

Muito antes do famoso baile do conto, Danielle já conhece o príncipe, que é um jovem em crise de consciência, que nao sabe muito bem o que quer e tem problemas para aceitar suas responsabilidades.

O único problema da garota (inteligente e letrada) é a madrasta, que ficou com o dinheiro de seu pai e só quer saber de fazer Danielle de escrava. Para se livrar dos trabalhos domésticos e se encontrar com o príncipe, ela tem de organizar fugas estratégicas e inventar um pseudônimo.

Outras boas novidades sao a ausência de itens dispensáveis, como a breguíssima carruagem de abóbora e o vestido que vira um trapo depois da meia-noite (fazendo a pobre moça ter de sair às pressas da festa). Além disso, a fada-madrinha, que nao ajudava muito mesmo, foi trocada pela figura do genial Leonardo Da Vinci, consultor de Danielle para assuntos gerais e sentimentais.

Com visual bem cuidado, diálogos inteligentes e um elenco muito afinado, Para sempre Cinderella é uma das mais divertidas adaptaçoes recentes para o clássico dos irmaos Grimm. O destaque fica para Drew, que prova mais uma vez ser uma atriz carismática e talentosa. Ela conseguiu superar os problemas de seu passado junkie em nome de uma carreira mais estável.

Anjelica também está muito bem como a madrasta, que nao tem ares de bruxa. Casada com o pai de Danielle por mera questao de conveniência, ela é uma espécie de alpinista social, que tenta usar as filhas para chegar mais perto da boa vida da realeza.

Os adultos vao gostar, mas o público alvo da fita sao os adolescentes. Aliás, principalmente para as meninas, a personagem Danielle é um bom exemplo a ser observado. Afinal, quem conseguiria ser feliz para sempre casando com um homem praticamente desconhecido, a quem se deve favores e obediência eterna?

Para sempre Cinderella (Ever after, EUA, 1998) - Dir.: Andy Tennant. Com Drew Barrymore, Anjelica Houston, Dougray Scott, Megan Dodds, Patrick Godfrey. Estréia sexta no ABC Plaza 9, Shopping ABC 5, Extra Anchieta 9, Sao Caetano 2 e circuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;