Política Titulo
Deputados eleitos pelo Prona são vaiados em diplomação
Do Diário OnLine
19/12/2002 | 23:35
Compartilhar notícia


Destaques nas últimas eleições, os deputados eleitos pelo Prona roubaram a cena também na cerimônia de diplomação dos vencedores no pleito deste ano, nesta quinta-feira pela manhã, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Os parlamentares da legenda foram vaiados com veemência pela platéia na hora em que foram buscar seus diplomas.

Quem abriu a série de vaias foi justamente o deputado federal mais votado do país, Enéas Carneiro. Dono de mais de 1,5 milhão de votos, o presidente e fundador do Prona garantiu a eleição de mais seis colegas de legenda – todos com votações inexpressivas – só na chama de lei de proporcionalidade. Enéas recebeu seu diploma calado e permaneceu cabisbaixo durante quase toda a cerimônia. Os beneficiados por Enéas tiveram o mesmo procedimento.

Também foi bastante vaiada a vereadora Havanir Nimitz, a deputada estadual mais bem votada de São Paulo (682.219 votos). Ao contrário dos colegas, Havanir estava bastante sorridente na cerimônia e fez pose para os fotógrafos segurando o diploma de deputada.

O Prona vem sendo bombardeado com denúncias de irregularidades e fraudes nas últimas eleições. A Justiça Eleitoral de São Paulo já cassou os títulos eleitorais de três deputados federais que conseguiram vagas na Câmara graças ao recorde de Enéas - Irapuan Teixeira, Vanderlei Assis de Souza e Ildeu Alves de Araújo. Todos eles são acusados de fraude no domicílio eleitoral para sustentar a candidatura em São Paulo. Havanir, por sua vez, se vê cercada por acusações de 'vender' a legenda para pessoas que queriam tentar candidatura a algum cargo público no pleito de outubro passado.

Mais 'homenagens' - Mas não foram só os pronistas que receberam os diplomas de deputado ao som de vaias. Figuras como Afanásio Jazadji (PFL), Roberval Conte Lopes Lima (PPB) e Coronel Ubiratan Guimarães (PPB) também foram alvo de manifestações de desagrado da platéia.

O público só poupou os eleitos para o Senado – Aloizio Mercadante (PT) e Romeu Tuma (PFL) – e para o Executivo estadual, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o vice Cláudio Lembo (PFL). Alckmin e os deputados federais eleitos Walter Feldman (PSDB) e Jamil Murad (PCdoB) foram bastante aplaudidos.

Muito trabalho - As ausências de dois deputados federais reeleitos foram sentidas na cerimônia festiva desta quinta-feira. Enquanto os diplomas eram distribuídos na Assembléia paulista, Michel Temer (PMDB) e José Dirceu (PT) se reuniam em Brasília, para acertar os últimos detalhes do ministério do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;