Setecidades Titulo
S.Caetano ganha primeira coveira
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
01/04/2004 | 21:55
Compartilhar notícia


Nesta quinta, Alessandra dos Santos Domingues deixou sua casa para o primeiro dia como coveira do Cemitério das Lágrimas, em São Caetano. Aos 30 anos, mãe de três filhos, de 11, 8 e 6 anos, a ex-doméstica conta que finalmente chegou onde sempre quis: uma função dentro do cemitério. O desejo foi despertado quando Alessandra ainda tinha 8 anos. Vizinha do cemitério no bairro Baeta Neves, ela visitava o local com a prima por curiosidade. “Até que comecei a pedir aos coveiros para ajudar. De tanto pedir, um dia deixaram. Lembro até hoje: era o corpo de uma mulher de cabelos pretos e bem longos.” Ela mora no mesmo local até hoje e é a primeira coveira na história de São Caetano.

De lá para cá, Alessandra acabou deixando de lado a vontade de arregaçar as mangas, se enfiar no trabalho braçal e suar a camisa para cavar covas em um cemitério. Engravidou, criou os filhos e foi levando a vida como dona de casa e bicos como doméstica. “Até que uma amiga me disse que ia ter concurso para coveiro. Corri para me inscrever.” A nova funcionária pública disse que só agora encontrou o caminho para o emprego, e que os risos entre os familiares começaram no dia em que foi preencher a ficha do concurso. “Até o médico que me examinou brincou comigo.”

Alessandra estudou até a 5ª série e se deu conta que a falta de instrução é empecilho para conseguir um emprego diferente, mas afirma: “Finalmente, depois de 22 anos, estou no lugar onde sempre quis trabalhar. Segundo ela, outros fatores que contribuíram para a escolha foram a ausência de colegas de trabalho do sexo feminino e o “sossego” dos cemitérios. “Não sirvo para trabalhar no meio de fofocas e ciumeira.” Entre os homens do Cemitério das Lágrimas, Alessandra diz se sentir “confortável e apoiada”. “Eles ajudam.”

Covas – Nesta quinta, no primeiro dia na função, a coveira não fez exumação ou abriu covas, mas não escondeu a expectativa para começar a trabalhar de verdade. “Gosto da função. Não sinto medo, pelo contrário, aqui fico à vontade.”

Alessandra foi a primeira colocada no concurso. Por isso, na véspera de começar a trabalhar como coveira, ela participou de um encontro com o prefeito Luiz Tortorello e com o chefe de gabinete Alfredo Frignani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;