Internacional Titulo
ONU aposta em direitos humanos e democracia contra miséria
Do Diário do Grande ABC
29/06/2000 | 17:27
Compartilhar notícia


A Organizaçao das Naçoes Unidas realiza sessao especial, em Genebra, para elaborar uma declaraçao, que visa reduzir à metade, até 2015, o número de pessoas em situaçao de extrema pobreza no mundo.

O encontro coincide com a divulgaçao pela ONU do informe sobre Desenvolvimento Humano, que lista 174 países. O documento recomenda maior respeito aos direitos humanos e defende uma democracia genuína, para que as naçoes consigam resgatar da miséria 1,2 bilhao de pessoas que ganham menos de um dólar por dia.

"As eleiçoes sao importantes, mas é preciso mais para garantir um governo de participaçao que contribua para o desenvolvimento humano e a reduçao da pobreza", destacou Malloch Brown, diretor do Programa de Desenvolvimento da ONU.

O Canadá encabeça a lista pelo sétimo ano consecutivo, seguido da Noruega e Estados Unidos. Em contrapartida, os Estados Unidos também têm o maior nível de pobreza humana no que se refere à expectativa de vida, analfabetismo e desemprego, entre as naçoes industrializadas, seguidos da Irlanda e Gra-Bretanha.

Afetada por epidemias, como a Aids, e guerras, a Africa mantém o monopólio das últimas posiçoes na lista. Serra Leoa é o pior país do mundo no índice desenvolvimento humano, que leva em conta o nível de educaçao, expectativa de vida e cuidados com a saúde. Todos os últimos 24 lugares da lista sao ocupados por países da Africa negra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;