Internacional Titulo
Chirac e Mandela pedem a rebeldes que entreguem armas
Das Agências
11/12/2000 | 13:38
Compartilhar notícia


O presidente francês Jacques Chirac e o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela pediram segunda-feira em Paris aos grupos armados de Burundi que entreguem as armas e se unam ao processo de paz, ao começar a conferência internacional de doadores para Burundi.

``Os doadores nao se deixarao intimidar pela violência. Nao toleram que seis milhoes de burundineses sejam reféns daqueles que sao incapazes de superar seus interesses pessoais', disse Chirac.

``Sua intransigência os isola e suas açoes os desonram', disse Chirac sobre os rebeldes que ``ignoram a mudança de agosto passado' com o acordo de paz de 28 de agosto em Arusha (Tanzânia).

Esta conferência se desenrola sob o patrocínio de Nelson Mandela, mediador no processo de paz em Burundi, da presidência do Programa das Naçoes Unidas para o Desenvolimento (PNUD) e do Banco mundial.

Mandela criticou os rebeldes e disse que nao há ``nenhuma razao' para que os grupos armados ``continuem seus ataques contra os cidadaos sem defesa'. A guerra civil causou em Burundi cerca de 200 mil mortos desde 1993. É um dos países mais densamente povoados da Africa, e grande parte da populaçao teve que se deslocar ou se refugiar devido aos combates.

Chirac e Mandela expressaram o compromisso da comunidade internacional de apoiar economicamente esse país devastado pela violência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;