Internacional Titulo
Prisioneiros de guerra são levados para Cuba
Do Diário OnLine
Com Agências
10/01/2002 | 18:54
Compartilhar notícia


O transporte de prisioneiros de guerra do Talibã e da rede terrorista Al Qaeda para a prisão da Marinha na baía de Guantánamo, Cuba, levou o Pentágono a adotar medidas de segurança inéditas. O primeiro grupo, com 20 prisioneiros, partiu do aeroporto de Kandahar nesta quinta-feira.

A base americana em Kandahar foi alvo de disparos durante cerca de 20 minutos depois que o avião militar decolou, disse um porta-voz do Pentágono. Segundo ele, os tiros vieram de armas de fogo de baixo calibre e não há informação ainda sobre feridos ou se o avião foi atingido.

Os prisioneiros foram acorrentados nas cadeiras e foram mobilizados quase o dobro de guardas de segurança a bordo de aviões da Força Aérea norte-americana. O transporte dos presos foi considerado extremamente perigoso pelo Pentágono e por isso eles poderão ser sedados durante o vôo.

Segundo a CNN, cerca de 20 presos encapuzados e algemados foram levados em dois grupos de dez para o avião e não terão permissão para deixar suas cadeiras durante a viagem em qualquer hipótese. Para isso, foram instalados aparelhos para que eles possam satisfazer suas necessidades fisiológicas sem sair de seus lugares.

O vôo para Cuba deve durar cerca de 20 horas e pode ter uma parada num lugar que não foi divulgado pelo Departamento de Defesa americano. A base de Guantanamo, que ainda está em construção, poderá abrigar até dois mil prisioneiros.

O transporte de cerca de 360 presos deve levar semanas e somente parte deles irão para Cuba. Alguns devem ser transferidos para um país não-identificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;