Cultura & Lazer Titulo
Ribeirão e Diadema programam filmes
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O 1° Festival de Cinema de Ribeirão Pires - Um Novo Olhar se aproxima de sua última etapa: a "Mostra Competitiva de Curtas". Do dia 2 a 8 de maio, 160 curtas-metragens de todo o Brasil serão exibidos gratuitamente. Após cada sessão, os filmes serão debatidos pelos diretores e pelo público. Será uma semana de celebração ao cinema brasileiro, aos novos diretores e talentos.

A mostra vai acontecer em dois lugares. No Teatro Euclides Menato (Avenida Brasil, 193) e no Ribeirão Pires Futebol Clube (Av. Brasil, 330). Os diretores dos curtas virão de todas regiões do País para prestigiar o Festival e acompanhar a competição. Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo estarão sendo representados durante a semana da mostra. No dia 8, acontecerá uma premiação para 10 categorias. A votação será feita pelo público durante a semana das competitivas.

Entre os curtas que estarão competindo, há alguns destaques. Dia 4, Vivo, dirigido por Bernardo Luiz e Camila Robéria, ambos do Rio Grande do Norte, aborda a questão do envelhecimento. Mostra que envelhecer não é seguir o caminho em direção à morte, mas viver a vida com mais intensidade. Uma fase em que a experiência permite passar aos mais jovens, conhecimento e aprendizado.

Dia 5, Noite de Cinzas, escrito, dirigido e protagonizado por Larissa Vereza, foi exibido em festivais como o de Cannes, Los Angeles e Curtocircuito em Santiago de Compostela, na Espanha. Com Carlos Vereza, Jesse Guelfi, Diana Ferreira e Dominique Vereza, o curta surgiu durante uma temporada de estudos de Larissa na New York Film Academy, em Los Angeles, e foi gravado em dois dias e meio.

Também no dia 5, dirigido por Caue Angeli e Darcio Tutak, de São Paulo, O Ladrão de Ar conta a história de Marcos Mariano da Silva, acusado de homicídio, que ficou cego após cumprir 19 anos de prisão. Inspirado em casos como estes, o curta convida o telespectador à reflexão sobre as injustiças e descasos do sistema judiciário. Surpreendente do começo ao fim, o filme fala de um desses casos que privam injustamente algumas pessoas de seu direito à liberdade. Um tema pouco debatido, mas que reflete uma realidade recorrente.

Ainda nesse dia, Contramão, dirigido pelo carioca Emiliano Ruschel, aborda a destruição familiar, a falta do diálogo e de tempo que a sociedade moderna enfrenta, e suas válvulas de escape. São histórias de pessoas que não se conhecem e em um dado momento se cruzam. Baseado em fatos reais.

Dia 6, Simbologia de um crime marca a estreia do ator Rodrigo Lombardi como diretor, que também é roteirista e interpreta um delegado. O suspense participou do Festival de Los Angeles e tem no elenco Genésio de Barros, Daniele Winits e Nando Cunha.

O recente filme do Marcio Garcia, Predileções, também irá participar da semana, mas como filme convidado. O curta, que marca a estreia do ator e apresentador como diretor e produtor, já foi exibido em diversos festivais de cinema e recentemente participou do Festival de Los Angeles.

O 1° Festival de Cinema de Ribeirão Pires - Um Novo Olhar, criado e dirigido por Emerson Muzeli, teve inicio no dia 21 de março, com a Mostra Popular, e contou com a presença do renomado ator Carlos Vereza para prestigiar a abertura do Festival. Ao longo do final de março e o mês de abril, além dos filmes exibidos gratuitamente, aconteceram duas oficinas de cinema.

DIADEMA - O Cine Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel.: 4059-1649) prossegue com sua programação de filmes variados, para os públicos de todas as idades e gêneros de filmes. São cinco filmes que vão mostrar desenho, drama, documentário e comédia.

Hoje, as exibições começam às 15h, com o desenho O Retorno de Jafar, produção de 2005 dos Estúdios Disney. Toda a magia da lenda de Aladdin continua com o segundo filme da trilogia. O cruel feiticeiro Jafar, que se torna o gênio mais poderoso de todos os tempos, escapa da lâmpada em que era prisioneiro e tem um único objetivo: vingar-se de Aladdin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;