Cultura & Lazer Titulo Novela
As leis de Deus

‘Dez Mandamentos’ estreia hoje na Record e
é esperança da emissora para chegar à liderança

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
23/03/2015 | 08:13
Compartilhar notícia
Divulgação


Do alto do Monte Sinai, no Egito, Moisés recebeu de Deus as tábuas da lei onde estavam escritos os Dez Mandamentos. Segundo o Livro Sagrado, aqueles que segui-los ficarão livres do pecado. Baseada na história do profeta e o fatídico recebimento do decálogo, a Record estreia hoje, às 20h30, a primeira novela bíblica brasileira, Os Dez Mandamentos, com direção geral de Alexandre Avancini e autoria de Vivian de Oliveira. Embora pregue com a trama as leis divinas, a emissora, que está investindo pesado para o sucesso do folhetim, não escondeu na coletiva de imprensa a sua face ‘pecante’.

É que, curiosamente, o décimo mandamento diz: ‘não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.’ Eles querem, sem poupar esforços, se tornar a maior emissora brasileira – status ocupado hoje pela empresa que está em Jacarepaguá – e a cada ano conquistam mais atores de lá. “Dez Mandamentos será a mudança de paradigma na história da televisão brasileira. Estamos à caminho da liderança, sempre”, disse o vice presidente comercial da Record, Walter Zagari. E completou: “Temos três elementos essenciais para o sucesso: elenco, direção e Deus. Tem como não dar certo?”

Números não faltam para comprovar tal intenção: a novela terá 150 capítulos que custarão R$ 700 mil cada. O elenco, composto por 85 atores, gravou no Deserto do Atacama, no Chile, nos estúdios e na cidade cenográfica de 7.000 metros quadrados, que levou 105 dias para ficar pronta. Os grandes eventos, como a abertura do Mar Vermelho e A Sétima Praga serão feitos nos estúdios de Hollywood.

O diretor, Avancini, destacou o empenho dos atores, entre eles os protagonistas Guilherme Winter (Moisés), Sergio Marone (Ramsés), Camila Rodrigues (Nefertari) e Giselle Itié (Zípora). “Foram guerreiros. Gravamos no Atacama com temperaturas que variavam de -4ºC até 35ºC em um único dia. É um projeto audacioso.”

O doutor em teledramaturgia pela USP Claudino Mayer destaca a melhora nas produções da emissora, mas critica a falta de preocupação em fidelizar o público. “Vitória, por exemplo, foi uma novela boa, mas devido à oscilação de horário o público se perdeu. É como se ela estivesse desacreditada.” E fazer uma novela bíblica, acrescenta, é muito arriscado porque não pode ser adaptada de acordo com o feedback do público, como é feito com uma novela normal, que é uma obra aberta.

OTIMISMO - O elenco, no entanto, está certo do sucesso do folhetim que, pelo teaser apresentado, terá paisagens exuberantes, figurino impecável e cenas de forte emoção. Denise Del Vecchio, que discursou após ser felicitada por receber o Prêmio Shell de melhor atriz de Teatro em São Paulo, agradeceu a oportunidade que recebeu, há oito anos, de ir para a emissora e às inúmeras vagas de emprego que ela oferece. “Em nenhum minuto me arrependi de ter vindo para cá trabalhar.” Foi aplaudida de pé pelos demais atores.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;