Internacional Titulo
Guerra mais mortal da história terminou há 60 anos
Da AFP
02/05/2005 | 14:19
Compartilhar notícia


O conflito mais mortífero da história, a Segunda Guerra Mundial, terminou na Europa há 60 anos. A guerra traumatizou a humanidade com os genocídios do regime nazista e estabeleceu as bases de uma nova ordem mundial.

As sementes da Segunda Guerra Mundial foram lançadas no final do primeiro conflito mundial, com o Tratado de Versalhes, que impôs condições humilhantes aos vencidos, em especial à Alemanha. A isto se somou o desejo de potência de países como a Itália e a política hegemônica do Japão na Ásia.

Segundo historiadores, a Segunda Guerra Mundial deixou entre 40 e 60 milhões de mortos, mais da metade deles civis. Os soviéticos perderam entre 17 e 26 milhões de homens e os chineses, algo entre 8 e 13 milhões.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a União Soviética organizaram o pós-guerra. Criaram a ONU (Organização das Nações Unidas) e instalaram o Tribunal Internacional de Nuremberg para julgar os crimes de guerra dos nazistas.

Os aliados organizaram a ocupação militar da Alemanha e a modificação das fronteiras. A URSS anexou Países Bálticos e ganhou territórios da Alemanha e Polônia, cujas fronteiras foram deslocadas 300 km para o oeste. Na Ásia, ocupou a Manchúria, enquanto os Estados Unidos entraram no Japão.

A ruptura formal entre Estados Unidos e URSS aconteceu quando Stalin impediu eleições livres nos países ocupados na Europa oriental e deixou que as tropas de Mao Tse-Tung entrassem na Manchúria, favorecendo a retomada da guerra civil chinesa entre comunistas e nacionalistas.

A Europa ficou dividida entre o Oeste, aliado aos americanos, e o Leste, sob domínio soviético. Começava então a Guerra Fria, que só acabou na década de 90 com o fim da URSS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;