Economia Titulo
Lupi: Caged de dezembro deve indicar 300 mil cortes
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse ontem que o saldo entre contratações e demissões registradas pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no País em dezembro deve ficar negativo em cerca de 300 mil empregos.

"Devemos gerar em 2009 em torno de 1 milhão de empregos, um pouquinho mais, um pouquinho menos. Como tivemos muita contratação temporária em outubro e novembro, então há uma grande perda em dezembro, que será de mais de 300 mil, pelos números preliminares que eu tenho do mês de dezembro", afirmou Lupi, durante encontro com a diretoria do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

O ministro voltou a dizer que o País deve encerrar o ano de 2010 com a geração de 2 milhões de postos de trabalho. "Vamos viver o melhor ano do governo Lula em geração de empregos, um recorde na história do País", disse.

MINHA CASA - Lupi descartou atender às reivindicações apresentadas pelo Creci-SP, que pediu a inclusão de imóveis usados no programa Minha Casa, Minha Vida. "O financiamento de imóveis usados com recursos do FGTS já existe, não no Minha Casa, Minha Vida, que é um programa especial, já amarrado, fechado e que está sendo executado. Não há como alterar", afirmou.

Mesmo diante da negativa do ministro, o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana, reivindicou que o governo viabilize para os imóveis usados algumas condições que o programa proporciona - como redução nas taxas de cartório, juros menores para o financiamento e isenção de seguro. "Se não conseguimos resolver o problema habitacional com imóveis novos, não podemos ficar presos a eles, principalmente se há recursos para financiamento e imóveis usados com preços que se encaixam no programa."

O Creci-SP pediu também que o governo estenda a possibilidade de financiar imóveis com recursos do FGTS em municípios a até 120 quilômetros de distância da cidade em que mora o trabalhador e o aumento de R$ 20 mil no limite do valor do imóvel a ser financiado.

Lupi disse que os valores já foram ampliados na última reunião do Conselho do FGTS. Em relação à reivindicação sobre a localização do imóvel, o ministro disse ser favorável. "É uma iniciativa interessante e vou colocar para o conselho examinar. Se depender de mim, irá aprovar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;