Economia Titulo
União Européia e Mercosul retomam diálogo sobre livre comércio
Da Agência Brasil
02/09/2005 | 20:16
Compartilhar notícia


Os países-integrantes do Mercosul e União Européia deram nesta sexta-feira o primeiro passo em direção à retomada das negociações para a criação da maior zona de "livre comércio" do mundo. Reunidos na capital belga Bruxelas – sede administrativa da União Européia –, ministros dos dois blocos reafirmaram a importância da "relação estratégica " entre as regiões e marcaram nova reunião de cúpula para o início de 2006.

Encontros preparatórios acontecerão em novembro e fevereiro. As conversas estão paralisadas desde novembro do ano passado, quando Mercosul e União Européia colocaram suas últimas ofertas sobre a mesa. Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, participou da reunião, com seus colegas de Argentina, Uruguai e Paraguai. Pelo lado europeu, participaram os Comissários de Comércio, Peter Mandelson, de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, e de Agricultura, Marianne Fischer-Boel.

Em comunicado conjunto divulgado pelo Itamaraty, os ministros declaram prioridade à conclusão de um Acordo de Associação inter-regional "ambicioso e eqüitativo, como um instrumento para reforçar as relações políticas, econômicas e comerciais e para contribuir para a redução das disparidades sócio-econômicas existentes entre as duas regiões". Reconheceram, entretanto, a necessidade de concentrar esforços no sentido de encontrar "caminhos e meios de avançar substancialmente em direção a um resultado ambicioso e balanceado".

Os ministros também ressaltaram que o acordo ultrapassa o aspecto comercial: abrange cooperação política, econômica, social e cultural. Nesse sentido, definiram ações destinadas a aprofundar a dimensão estratégica – a agenda incluiu a Terceira reunião do Conselho de Cooperação e um evento, no começo de 2006, para consultar o setor privado e aproximar membros representativos da comunidade de negócios.

Em julho passado, a embaixadora Benita Ferrero-Waldner esteve nos quatro países do Mercosul e, no Brasil, declarou que estava disposta a dar "ímpeto político" às negociações para que o Acordo de Associação Birregional fosse firmado até maio de 2006, quando será realizada em Viena (Áustria) a 4ª Conferência de Cúpula União Européia-América Latina e Caribe. A comissária apontou como áreas problemáticas para o acordo agricultura, investimentos, compras governamentais e setor automotivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;