Esportes Titulo
Dunga convoca cariocas, mineiros e 'estrangeiros'
Do Diário OnLine
01/08/2006 | 17:00
Compartilhar notícia


A 'Era Dunga' no comando técnico da Seleção Brasileira começou muito mais 'internacional' do que o esperado. Dos 22 jogadores convocados para o amistoso contra a Noruega no próximo dia 16 de agosto (quarta-feira), em Oslo, nada menos do que 17 atuam no exterior e apenas cinco em clubes nacionais – mais especificamente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Sem poder convocar jogadores que atuam no Internacional e no São Paulo, clubes que podem chegar à final da Copa Libertadores da América 2006, Dunga chamou algumas revelações do futebol carioca e mineiro. Na lateral-esquerda, para iniciar a busca por um substituto a Roberto Carlos, o capitão do tetra chamou o jovem Marcelo, do Fluminense.

No meio-campo, além das 'novidades' Elano (Shakahtar Donetsk-UCR) e Dudu Cearense (CSKA-RUS), Dunga promoveu os nomes de Morais (Vasco) e Jônatas (Flamengo). No ataque, o único que não atua na Europa é Wagner, do Cruzeiro, um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro 2006 com oito gols – atrás apenas de Dodô, ex-Botafogo, com nove.

A lista também merece um destaque para os jogadores que estiveram com a Seleção Brasileira na decepcionante Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Ao todo são oito, no entanto, apenas dois titulares – os zagueiros Juan (Bayer Leverkusen-ALE) e Lúcio (Beyern de Munique-ALE). Além dos dois, foram chamados Luisão (Benfica-POR), Cicinho (Real Madrid-ESP), Gilberto (Hertha Berlim-ALE), Gilberto Silva (Arsenal-ING) Robinho (Real Madrid-ESP) e Fred (Lyon-FRA).

Entre os outros 'estrangeiros' estão o goleiro Gomes (PSV Eindhoven-HOL), que brigou para ser o terceiro goleiro do Brasil na Copa; o volante Edmilson (Barcelona-ESP), cortado momentos antes do Mundial devido uma contusão no joelho; e Júlio Baptista (Real Madrid-ESP), que era apontado com um dos que estariam na lista do ex-técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira.

Entre as 'novidades' que já tiveram passagens pelo Brasil na equipe principal ou nas categorias de base, destaque para o lateral-direito Maicon (Inter de Milão-ITA), o zagueiro Alex (PSV Eindhoven-HOL) e os atacantes Daniel Carvalho (CSKA-RUS) e Vágner Love (CSKA-RUS).

Confira a lista:

Goleiros
Gomes (PSV Eindhoven)
Fábio (Cruzeiro)


Zagueiros
Juan (Bayer Leverkusen)
Lúcio (Bayern de Munique)
Luisão (Benfica)
Alex (PSV Eindhoven)

Laterais
Cicinho (Real Madrid)
Maicon (Internazionale)
Gilberto (Hertha Berlim)
Marcelo (Fluminense)

Meias
Gilberto Silva (Arsenal)
Edmílson (Barcelona)
Elano (Shakahtar Donetsk)
Julio Baptista (Real Madrid)
Jônatas (Flamengo)
Morais (Vasco da Gama)
Dudu Cearense (CSKA)


Atacantes
Daniel Carvalho (CSKA)
Robinho (Real Madrid)
Fred (Lyon)
Wagner(Cruzeiro)
Vagner Love (CSKA)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;