Economia Titulo
Imposto de renda pode ser descontado só no final
Do Diário do Grande ABC
13/11/1999 | 19:33
Compartilhar notícia


O diretor-gerente de Previdência do Itaú, Osvaldo do Nascimento, disse que "a grande alavanca dos planos de previdência privada é a postergaçao do Imposto de Renda". O participante pode deduzir da declaraçao de rendimentos as contribuiçoes até o limite de 12% de sua renda bruta No ato do resgate, o IR é cobrado. "Em alguns casos nao depende da situaçao fiscal do beneficiário", disse o executivo.

Entre os planos oferecidos, um se está destacando: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), que paga 100% do que render, mas nao tem garantia de rendimento mínimo. Nesse plano as parcelas sao flexíveis, ou seja, o participante pode pagar quanto quiser n mês ou suspender temporariamente a contribuiçao.

O dinheiro é aplicado em Fundos de Investimento Financeiro Exclusivos (Fife), com rentabilidade publicada diariamente, e pode ser transferido de uma entidade para outra sem tributaçao, o que acirra a concorrência.

O participante escolhe se quer uma aplicaçao mais moderada ou agressiva. Nao há cobrança de IR sobre rendimentos e o imposto sobre contribuiçoes é diferido. A carência inicial e entre resgates é de 60 dias.

A Icatu Hartford vai lançar a versao cambial do PGBL em dezembro para empresas e em janeiro estende todos os seus planos às pessoas físicas.

O plano mais comum atualmente é o individual com garantia. A administradora paga o IGP-M mais 6% ao ano. Da rentabilidade que exceder essa fatia garantida, o beneficiário embolsa 50% a 75%. Se o participante quiser agregar o direito de renda por invalidez, pecúlio ou pensao, paga contribuiçoes relativas a cada item, além da taxa de administraçao.

Para agregar benefício de pensao em caso de morte, renda por invalidez e pecúlio, sao pagas contribuiçoes relativas a cada item.

Há ainda a opçao do Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), um plano parecido com o PGBL, mas com a diferença de ter uma tributaçao sobre os ganhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;