Internacional Titulo
UE suspende embargo a diamantes brutos da Libéria
Da AFP
25/06/2007 | 21:28
Compartilhar notícia


A UE (União Européia) suspendeu nesta segunda-feira seu embargo aos diamantes brutos da Libéria, de acordo com a decisão do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo um comunicado, esta decisão, que autorizou pela primeira vez desde 2004 a importação de diamantes liberianos pela UE, foi adotada em 27 de abril.

Na ocasião, o Conselho de segurança reconheceu os esforços da presidente liberiana Ellen Johnson-Sirleaf e sua cooperação com o Processo de Kimberley (sistema internacional de certificação das pedras destinadas a eliminar os diamantes da guerra do mercado mundial) e decidiu então pelo levantamento do embargo.

O Processo de Kimberley, iniciado pelas Nações em 2000 para lutar contra o comércio de diamantes brutos que financiou conflitos devastadores nos anos 1990, havia alguns dias depois anunciado que aceitaria a Libéria como novo membro.

A Libéria, país do oeste da África, saiu arruinado de 14 anos de guerra civil (1989-2003). Durante este conflito, os recursos em madeira e diamantes do país foram pilhados e usados no financiamento da guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;