Internacional Titulo
Palestinos organizam festas para celebrar retirada de Gaza
Da AFP
04/08/2005 | 13:26
Compartilhar notícia


Os palestinos se preparam para festejar em Gaza o fim da ocupação israelense, enquanto a licitação para a construção de casas evidencia a vontade de Israel de prosseguir com a colonização da Cisjordânia.

Cerca de 10 mil palestinos se reuniram diante do edifício do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento) em Gaza para festejar a retirada da Faixa de Gaza e das colônias israelense, que começará no dia 17 de agosto. Estas celebrações foram organizadas por ocasião de aniversário de Yasser Arafat, o ex-dirigente palestino que morreu em novembro do ano passado.

Mais de 300 mil bandeiras, camisas e lenços palestinos serão distribuídos a partir de domingo na Faixa de Gaza para celebrar a retirada.

"Esperamos dois ou três dias para realizar inspeções de segurança nas colônias e depois levaremos as pessoas", explicou Abdel Hakim Awad. "Pedimos a todos os movimentos palestinos e a toda população que participe destas festividades", disse o responsável.

Israel, que vai se retirar da Faixa de Gaza após 38 anos de ocupação, manifestou em troca sua intenção de manter o controle sobre os principais grupos de colônias na Cisjordânia.

No plano diplomático, continuam as negociações sobre a pós-retirada entre Israel e os palestinos, dirigidas por intermédio do enviado especial do Quarteto (Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU), James Wolfensohn.

Segundo fontes concordantes, até o momento não foi concluído qualquer acordo sobre os postos de controle entre a Faixa de Gaza e Egito ou a Cisjordânia, nem sobre a construção de um porto em Gaza ou a reabertura do aeroporto da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;