Internacional Titulo
Doações de caridade financiam Al Qaeda, diz advogado francês
Da AFP
20/12/2002 | 15:49
Compartilhar notícia


O advogado francês Jean-Charles Brisard disse, em relatório entregue ao Conselho de Segurança da ONU, que o financiamento da rede terrorista Al Qaeda baseia-se, em grande parte, nas doações de caridade ("zakat").

"A rede Al Qaeda usa e abusa das ferramentas e métodos que constituem a base da atividade bancária islâmica, doações religiosas e a globalização econômica para arrecadar e transferir verbas, recrutar e treinar militantes, comprar armas e manter células capazes de realizar atentados em todo o mundo", afirma Brisard.

Brisard comanda a investigação da ação civil apresentada nos Estados Unidos pelos familiares das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, contra os supostos financiadores da Al Qaeda.

O advogado questiona principalmente o sistema da "zakat", a obrigação que todo muçulmano tem de fazer doações de caridade (um dos cinco pilares do islamismo), o que, segundo ele, "transformou-se em instrumento financeiro para os terroristas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;